Entre teoria e prática: Contribuições do Parâmetro do Sujeito Nulo para o ensino de L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15612166

Palavras-chave:

Aquisição de L2, Parâmetro do Sujeiro Nulo, Input linguístico, Contexto bilíngue, Prática docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar como o conhecimento acerca da variação paramétrica entre as línguas (Chomsky, 1981) pode auxiliar o professor de segunda língua (L2) em sala de aula, facilitando o processo de aquisição de L2 (AL2) pelos alunos. A partir da Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981) e de pesquisas sobre a (re)marcação paramétrica (Ionin et al., 2004; Montrul; Yoon, 2009; Ionin; Montrul, 2010), este trabalho apresenta os dados coletados por Verniano (2022), que mostram os impactos do input linguístico planejado (Marcelino, 2017) na aquisição de sentenças existenciais em língua inglesa por crianças falantes de português brasileiro (PB) como primeira língua (L1). Os dados coletados pela autora evidenciam que o conhecimento sólido sobre a variação paramétrica entre PB e inglês e o entendimento eficaz das estruturas mais fáceis e mais difíceis de serem adquiridas, podem aprimorar o desempenho do professor em sala de aula e, consequentemente, o de seus alunos, corroborando a ideia de que a compreensão da Teoria de Princípios e Parâmetros pode efetivamente melhorar o ensino de L2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUHN DE GRAVITO, J.; VALENZUELA, E. The L2 acquisition of ser and estar: a matter of aspect. Bilingualism: Language and Cognition 11, 323–36, 2008.

CALLOU, Dinah. Os verbos ter e haver na língua portuguesa: revisitando algumas questões. IN: GONÇALVES, Elisângela (Org.). As construções existenciais em foco. Salvador: Edufba, 2019. p. 79 – 101.

CHOMSKY, N. Knowledge of language: its nature, origins, and use. New York: Praeger. 1986.

CHOMSKY, N. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981.

CHOMSKY, N. Some concepts and consequences of the theory of government and binding. Cambridge: MIT Press. 1982.

CHOMSKY, N. The Minimalist Program. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.

HERSCHENSOHN, Julia. The second time around: minimalism and L2 acquisition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 2000.

HOLMBERG, Anders; NAYUDY, Aarti; SHEEHAN, Michelle. Three partial null subject languages: a comparison of Brazilian Portuguese, Finish and Marathi. Studia Linguistica, v. 63(1), p. 59-97. 2009.

HOLMBERG, Anders. Null subject parameters. In: BIBERAUER, Theresa; HOLMBERG, Anders;

ROBERTS, Ian; SHEEHAN, Michelle (eds.). Parametric variation: Null subjects in minimalist theory. Cambridge: Cambridge University Press. 2010. p. 88–125.

IONIN, Tania. Article Semantics in Second Language Acquisition. Doctor of Philosophy at the Massachusetts Institute of Technology. 2003.

IONIN, Tania; MONTRUL, Silvina. The Role of L1 Transfer in the Interpretation of Articles with Definite Plurals in L2 English. Language Learning: a journal of research in language studies. v. 60, p. 877-925, 2010.

IONIN, T.; KO, H.; Wexler, K. Article semantics in L2-acquisition: the role of specificity. Language Acquisition 12: 3–69, 2004.

KATO, Mary Aizawa; DUARTE, Maria Eugenia. Parametric variation: The case of Brazilian Portuguese null subjects. In: BÁRÁNY, András; BIBERAUER, Theresa; DOUGLAS, Jamie; VIKNER, Sten. (ed.). Syntactic architecture and its consequences III: Inside syntax. Berlin: Language Science Press, 2021. p. 357–398.

MARCELINO, M. Aquisição de segunda língua e bilinguismo. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 35, p. 38-67, 2017.

MARCELINO, M. Considerations on the role of input in L2 acquisition: ELT and bilingual contexts. Revista Intercâmbio, São Paulo v. 37, p. 76-97, 2018.

MARCELINO, M. O desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues. In: MEGALE, A. (org.). Educação bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 57-71.

MARCELINO, M. The Compounding Parameter and L2 Acquisition. In: Kate Bellamy; Michael Child; Paz González; Antje Muntendam; M. Carmen Parafita Couto. (Org.). Multidisciplinary Approaches to Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World. 13ed.Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017, v. 13, p. 123-147.

McENERY, T.; HARDIE, A. Corpus Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

MILSARK, Gary. Existential sentences in English. New York and London: Garland Publishing, 1979.

MONTRUL, S. & YOON, J. Putting parameters in their proper place: A response to Lardiere. Second Language Research 25, 2, 2009. p. 287-307.

NASCIMENTO, M. do & KATO, M. A. O estatuto dos nominais pós-verbais dos verbos inacusativos. Revista de Estudos Lingüísticos. Belo Horizonte 1: 31-74. 1995.

RIZZI, Luigi. Issues in Italian syntax. Dordrecht: Foris. 1982.

ROBERTS, Ian. Parameters Hierarchies and Universal Grammar. Oxford: Oxford University Press, 2019.

ROBERTS, Ian; HOLMBERG, Anders. Introduction: Parameters in minimalist theory. In Theresa Biberauer, Anders Holmberg, Ian Roberts & Michelle Sheehan (eds.), Parametric variation: Null subjects in minimalist theory, p. 1–57. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

SHEEHAN, Michelle. 2014. Introduction to parameter hierarchies and Case. Lecture notes, University of Campinas.

SLABAKOVA, Roumyana. Second Language Acquisition. New York: Oxford University Press, 2016.

VEIRANO PINTO, Marcia. A linguagem dos filmes norte-americanos ao longo dos anos: uma abordagem multidimensional. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Tese de Doutorado. 2013.

XXX

VIOTTI, Evani. A sintaxe das sentenças existenciais do português do Brasil. (Tese de doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

07-06-2025

Como Citar

VERNIANO, Marina. Entre teoria e prática: Contribuições do Parâmetro do Sujeito Nulo para o ensino de L2. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6310, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15612166. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6310. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.