Dizer-se em francês: identidade, representatividade e desejo no ensino de francês para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15605200

Palavras-chave:

Educação Linguística, Educação Integral, Ensino de Francês, Diversidade Cultural, Pedagogia de Projetos

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma sequência didática realizada com crianças de 6 e 7 anos numa escola pública em Niterói, tendo como eixo central o tema da família. Baseando-nos na pedagogia de projetos, buscamos incentivar a identificação e o desejo de aprendizado dos alunos a partir da valorização de suas realidades e contextos, muitas das vezes ignorados em materiais didáticos de língua voltados para o público internacional. Para tanto, partimos das contribuições teóricas acerca da educação integral e da educação linguística, ensejando ir além da aquisição de competências comunicativas, na direção do desenvolvimento de um pensamento crítico e da cidadania, enfatizando a importância da representatividade e do engajamento com materiais que reflitam suas vivências.

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Biografia do Autor

Victor Augusto Menezes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Língua Francesa na Escola Municipal Anísio Teixeira (FME-Niterói). Doutorando e Mestre em Letras (Estudos de Língua) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

07-06-2025

Como Citar

RIBEIRO, Victor Augusto Menezes. Dizer-se em francês: identidade, representatividade e desejo no ensino de francês para crianças. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6198, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15605200. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6198. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

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