Efeitos da Instrução Explícita na Aquisição-Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira

Autores

  • Juliana Barbosa USP

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15612118

Palavras-chave:

Aquisição de segunda língua, SLM, Treinamento Perceptual, Instrução Explícita, Ensino

Resumo

A aquisição de uma segunda língua é tema desencadeador de muitas pesquisas. Há muitos aspectos abordados nos estudos que se propõe à compreensão de como se dá a aquisição de línguas adicionais que podem ou não terem sido mediadas pelo ensino e aprendizagem. As diferenças entre os resultados do processo é um dos fatores que intriga os pesquisadores, sobretudo no que se refere à conservação de sotaques, que geralmente evidenciam características da língua nativa, mas podem desencadear consequências ao falante, como ser mal interpretado ou solicitar esforço do interlocutor para se fazer compreender. Neste artigo, procuramos relacionar as propostas de um modelo teórico para aquisição de segunda língua, o SLM (Speech Learning Model), aos métodos utilizados para ensino de pronúncia a dois grupos de aprendizes, adultos e crianças. De acordo com os nossos resultados, os aprendizes demonstraram melhor aptidão para reconhecimento de diferenças sonoras e para a produção de vogais do francês, um conjunto de 3 vogais orais que não fazem parte do inventário vocálico do português. As crianças apresentaram melhores resultados se comparadas aos adultos. Esses dados nos permitem inferir que o ensino de pronúncia por meio de treinamento perceptual e instrução explícita pode ser um forte aliado nas salas de aula de língua estrangeira.

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Referências

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Publicado

07-06-2025

Como Citar

BARBOSA, Juliana. Efeitos da Instrução Explícita na Aquisição-Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6324 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15612118. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6324. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

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