Subsunçores da língua materna no ensino da língua espanhola para alunos iniciantes
Resumo
Subsunçores da Língua Materna (SLM) são estruturas que podem favorecer a aprendizagem de uma segunda língua, funcionando como elo entre conceitos menos e mais conhecidos pelo estudante. Apesar de que se aconselha o menor uso possível da língua materna durante as aulas de idioma estrangeiro, ainda permanecem lacunas sobre a frequência de uso e relação dos SLM com a aprendizagem de alunos iniciantes. O objetivo deste estudo é descrever a utilização dos SLM no ensino de espanhol e sua associação com o desempenho acadêmico. O método foi observacional, descritivo e analítico e foi realizado no Instituto Ágora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Avaliaram-se seis turmas de espanhol no nível iniciante quanto ao número de SLM por hora/aula e o desempenho dos alunos (nota de 0-10 e número de faltas). Descreveram-se as características da amostra (idade, sexo, orientação sexual, vivência fora do país, conhecimento prévio do idioma, grau de escolaridade e motivação) e analisou-se a correlação entre a frequência de SLM e o desempenho mediante teste de correlação de Spearman. A média de idade dos alunos (n=39) foi de 25 anos e a maioria (55%) era mulher. A média de SLM nas aulas foi de 1,68 (amplitude 0-8). Não houve relação entre a utilização de SLM e a nota (r=-0,02), porém houve significativa relação (p<0,05) entre o número de SLM e o maior número de faltas às aulas (r=0,80). O estudo aponta para a não associação do SLM com a aprendizagem, mas deve ser confirmada em estudos maiores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado em
21 de outubro de 2023
Como Citar
GAMA, S. A. F. .; NASCIMENTO, I. S. do .; GAMA, Z. A. da S. . Subsunçores da língua materna no ensino da língua espanhola para alunos iniciantes. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 23–34, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1757. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.