O INGLÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE INTERIORANA DE MATO GROSSO DO SUL/BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14563022
Palavras-chave: Inglês, Língua de Instrução, Linguística Aplicada, Universidades Interioranas

Resumo

Neste artigo temos como objetivo problematizar a adoção do Inglês como língua de instrução na Educação Superior e identificar possíveis representações que a Língua Inglesa tem reverberado nas práticas acadêmicas de uma universidade situada no interior de Mato Grosso do Sul. Imersos nos pressupostos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), iniciamos o texto problematizando a equidade existente entre as universidades interioranas e metropolitanas no âmbito da promoção dos movimentos de Internacionalização na Educação Superior, plurilinguismo e interculturalidade, na sequência, tecemos uma revisão teórica a respeito dos diferentes elementos que permeiam a adoção do Inglês como língua de instrução nas universidades a despeito dos movimentos de Internacionalização da Educação Superior e, adiante, aprofundamos o conceito de representação, descrevemos o contexto de pesquisa e desenvolvemos algumas análises a partir de enunciados extraídos do corpus de Guimarães (2023). Por fim, tecemos algumas considerações finais sobre as representações envoltas na (não) adoção do Inglês como língua de instrução no contexto pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Araujo Chagas, UEMS

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia com Mobilidade Internacional na L’Université de Lorraine (França). É especialista em Português Língua Estrangeira e Cultura Brasileira, Mestre e Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.  Desenvolve trabalhos nas áreas de 1) Letramentos e Multiletamentos no Ensino de Línguas, 2) Ensino de Português e Inglês como Língua Materna, Estrangeira e Segunda, 3) Ensino de Cultura, 4) Tecnologia, Inovação e Educação, 5) Políticas Linguísticas e Internacionalização Universitária e 6) Formação de Professores de Línguas.

Thiago Mariano Guimarães, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Educação Física e Especialista em Educação Inclusiva e Especial pelas Faculdades Integradas de Cassilândia. Graduando em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul U.U. Cassilândia.

Referências

ALBURQUERQUE, D. B.; MULINACCI, R. A importância de não ser “pluricêntrico”. Teoria e práxis da (desejada) internacionalização do português. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 3. p. e-2335, ago. 2024.

BLOMMAERT, J.. The debate is open. In J. Blommaert (edit.) Language ideological debates. Berlin and New York: Mouton de Gruyter, 1999.

BOWLES, H.; MURPHY, C. A. EMI and the Internationalization of Universities: An Overview. In: BOWLES, H.; MURPHY, A. C. (edit.). English-Medium Instruction and the Internationalization of Universities. Cham – Switzerland: Palgrave Macmillan, 2020.

CHAGAS, L. A. Perspectivas de internacionalização e cenários políticos de professores de idiomas no contexto de uma Universidade Federal brasileira. Tese de Doutorado. UFU: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, 2021.

GUIMARÃES, T. M. Relatório Final de Iniciação Científica. Iniciação Científica. UEMS: Curso de Letras Português/Inglês U.U. Cassilândia, 2023.

HELETA, S; CHASI, S. Rethinking and redefining internationalization of higher education in south Africa using a decolonial lens. Journal of Higher Education Policy and Management. 2023. V. 45, n3.

HÖFLING, C.; ZACARIAS, R. (EMI) O uso de inglês como meio de instrução: Impacto na internacionalização, mobilidade acadêmica e formação de estudantes. In: LUCAS, P. de O.; RODRIGUES, R. F. L. (Orgs.) Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística (Aplicada): Questões empíricas, éticas e práticas. Vol. 2. Campi nas - SP: Pontes Editores, 2017.

HÖFLING, C. A formação de professores de Língua Inglesa e o Inglês como meio de instrução (EMI/IMI) como política linguística de instituições de ensino superior. In: CHAGAS, L. A.; COELHO, J.P.P. (orgs.). Estudos Linguísticos e Internacionalização na Educação Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia-MS: Fundação Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul: CLEUEMS|UUC, 2023.

MAKOWIECKY, S. Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. nº 57, dez, 2003.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.

PESAVENTO, S. J. Representações. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/ Contexto, vol.15, nº 29, 1995.

VALSINER, J.. Beyond social representations: a theory of enablement. Papers on Social Representations, 12, 7.1-7.16, 2003.

WACHELKE, J. F. R.; CAMARGO, B. V. Representações sociais, representações individuais e comportamento. Interamerican Journal of Pshychology. v.41 n.3, Porto Alegre, dez. 2007. Disponível em: <https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-96902007000300013> Acesso: 18 set. 2024.

WANG, Y.. The role of English in Higher Education Internationalization: Language Ideologies on EMI Programmes in China. In: BOWLES, H.; MURPHY, A. C. (edit.). English-Medium Instruction and the Internationalization of Universities. Cham – Switzerland: Palgrave Macmillan, 2020.

Downloads

Publicado em

27 de dezembro de 2024

Como Citar

CHAGAS, L. A.; GUIMARÃES, T. O INGLÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE INTERIORANA DE MATO GROSSO DO SUL/BRASIL. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 5, p. e3849 , 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14563022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/3849. Acesso em: 2 jan. 2025.

Seção

n. 5 - 2024 - Dossiê Relações entre Políticas linguísticas, interculturalidade e internacionalização no ensino de línguas : novos desafios na contemporaneidade