O INGLÊS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE INTERIORANA DE MATO GROSSO DO SUL/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14563022Resumo
Neste artigo temos como objetivo problematizar a adoção do Inglês como língua de instrução na Educação Superior e identificar possíveis representações que a Língua Inglesa tem reverberado nas práticas acadêmicas de uma universidade situada no interior de Mato Grosso do Sul. Imersos nos pressupostos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), iniciamos o texto problematizando a equidade existente entre as universidades interioranas e metropolitanas no âmbito da promoção dos movimentos de Internacionalização na Educação Superior, plurilinguismo e interculturalidade, na sequência, tecemos uma revisão teórica a respeito dos diferentes elementos que permeiam a adoção do Inglês como língua de instrução nas universidades a despeito dos movimentos de Internacionalização da Educação Superior e, adiante, aprofundamos o conceito de representação, descrevemos o contexto de pesquisa e desenvolvemos algumas análises a partir de enunciados extraídos do corpus de Guimarães (2023). Por fim, tecemos algumas considerações finais sobre as representações envoltas na (não) adoção do Inglês como língua de instrução no contexto pesquisado.
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