Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe

Autores/as

  • Weslin de Jesus Santos Castro Universidade Federal de Sergipe.
  • Renilson Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe
Palabras clave: Abordagem Comunicativa, Perspectiva Acional, Ensino, Aprendizagem, FLE

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.434

O presente artigo traz um estudo sobre a passagem da Abordagem Comunicativa (AC) à Perspectiva Acional (PA) havida no curso de Letras Português/Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no primeiro semestre de 2012, com o objetivo de refletir sobre a pertinência dos princípios metodológicos preconizados pela PA — enfoque bastante discutido nos últimos anos pelos teóricos da Didática de Línguas Estrangeiras — no ensino e na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) em formação inicial. Para tanto, buscamos elucidar os elementos metodológicos da AC e da PA nas aulas das disciplinas de Língua Francesa; apresentamos os componentes curriculares do curso de Letras em questão, mostrando a correspondência entre as ementas das referidas disciplinas e o conteúdo programático previsto pelos manuais Forum e Version Originale; e, finalmente, registramos e discutimos as considerações feitas pelos docentes de francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS em relação aos efeitos do referencial metodológico da PA em suas aulas de FLE na formação de futuros professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Weslin de Jesus Santos Castro, Universidade Federal de Sergipe.

Licenciado em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Sergipe. Professor e coordenador
pedagógico da Aliança Francesa de Aracaju. Professor da rede pública de ensino do Estado de Sergipe.

Renilson Santos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Mestre pela mesma universidade. Graduado pela
Universidade Federal de Sergipe. Professor efetivo de Língua Francesa do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe e coordenador do Curso de Letras: português/ francês da mesma universidade. 

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

CASTRO, W. de J. S. .; OLIVEIRA, R. S. . Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 203–229, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Artigos de temas livres