Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos
Résumé
O programa Inglês sem Fronteiras, instituído no Brasil em dezembro de 2012, vem, desde então, trabalhando em prol da internacionalização das IES, estando, entre seus objetivos, o de proporcionar um programa de formação inicial e continuada para os seus professores bolsistas. O objetivo deste artigo é o de analisar o projeto de formação de professores desenvolvido pelo NucLi da Universidade Federal de Sergipe, relatando as concepções teóricas que norteiam as preparações das aulas e atividades desenvolvidas, com destaque para temas tais como ensino comunicativo, letramento crítico, princípios da condição pós-método e estabelecimento de um ambiente que propicie práticas para formação de um professor crítico-reflexivo. Nesse sentido, são apresentados dados colhidos em pesquisa feita com os professores do programa em 2014 e 2016, com o objetivo de verificar o modo pelo qual esses conceitos foram trabalhados e como as aulas do IsF foram ministradas a partir desses conceitos. Foi possível verificar, por meio da análise das falas dos professores bolsistas do IsF, colhidas por meio de 10 questionários aplicados, as percepções desses professores, constatando-se que todos os bolsistas que finalizaram suas atividades em 2016 puderam perceber o seu desenvolvimento como professor, creditando esse sucesso às dinâmicas desenvolvidas pela coordenação, e que levaram a situações de análise crítica individual e coletiva.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
octobre 17, 2023
Comment citer
SANTOS, E. M. .; GOMES, R. B. Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 111–127, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647. Acesso em: 22 nov. 2024.
Rubrique
Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.