Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8098695
Palavras-chave: Didática do FLE, Léxico, Atividades lúdicas, Jogos de palavras

Resumo

Os professores de língua mostram-se conscientes sobre o interesse potencial dos jogos em aula, contudo o aspecto lúdico
não pode ser um fim em si. Ele deve corresponder a uma abordagem metodológica reflexiva, estar totalmente e perfeitamente integrado à sequência pedagógica e colocar-se sempre a serviço dos objetivos de linguagem visados. Para trazermos elementos de resposta a essas diferentes problemáticas, listaremos sucintamente neste artigo as vantagens dos jogos de letras e de palavras na aula de francês língua estrangeira, e identificaremos igualmente certos pontos de vigilância para que essas atividades conservem toda a eficácia esperada. Forneceremos, além disso, uma tipologia de jogos acompanhada de exemplos concretos que permitirão expandir o leque de atividades à disposição dos professores de língua estrangeira e que consistirão em recursos para a aula podendo ser utilizados com fins distintos, mas todos convergindo para uma pedagogia ao mesmo tempo ativa e atrativa.

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Biografia do Autor

Gabriela Jardim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Literatura Francesa (UFRGS), Gabriela Jardim da Silva é docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Especialista em literatura fantástica e em tradução literária, interessa-se igualmente pela didática do francês como língua estrangeira (FLE). Sua produção bibliográfica versa, sobretudo, sobre as dificuldades de compreensão e/ou tradução do francês para o português brasileiro, seja no contexto literário, seja no domínio do FLE. É coautora de livros consagrados aos jogos em aula de FLE.

Pierre-Yves Roux, Université d'Aix-Marseille

Mestre em Sociolinguística (Université d'Aix-Marseille) e Mestre em Políticas Linguísticas e Educativas (Université de Rouen), Pierre-Yves Roux é especialista e expert internacional em didática das línguas estrangeiras e, particularmente, no ensino-aprendizagem de alófonos. É autor de obras consagradas à avaliação, à produção oral e aos jogos em aula de FLE.

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Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

SILVA, G. J. da .; ROUX, P.-Y. . Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 27–43, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8098695. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/790. Acesso em: 29 jun. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations