Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8098695
Mots-clés : Didática do FLE, Léxico, Atividades lúdicas, Jogos de palavras

Résumé

Os professores de língua mostram-se conscientes sobre o interesse potencial dos jogos em aula, contudo o aspecto lúdico
não pode ser um fim em si. Ele deve corresponder a uma abordagem metodológica reflexiva, estar totalmente e perfeitamente integrado à sequência pedagógica e colocar-se sempre a serviço dos objetivos de linguagem visados. Para trazermos elementos de resposta a essas diferentes problemáticas, listaremos sucintamente neste artigo as vantagens dos jogos de letras e de palavras na aula de francês língua estrangeira, e identificaremos igualmente certos pontos de vigilância para que essas atividades conservem toda a eficácia esperada. Forneceremos, além disso, uma tipologia de jogos acompanhada de exemplos concretos que permitirão expandir o leque de atividades à disposição dos professores de língua estrangeira e que consistirão em recursos para a aula podendo ser utilizados com fins distintos, mas todos convergindo para uma pedagogia ao mesmo tempo ativa e atrativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gabriela Jardim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Literatura Francesa (UFRGS), Gabriela Jardim da Silva é docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Especialista em literatura fantástica e em tradução literária, interessa-se igualmente pela didática do francês como língua estrangeira (FLE). Sua produção bibliográfica versa, sobretudo, sobre as dificuldades de compreensão e/ou tradução do francês para o português brasileiro, seja no contexto literário, seja no domínio do FLE. É coautora de livros consagrados aos jogos em aula de FLE.

Pierre-Yves Roux, Université d'Aix-Marseille

Mestre em Sociolinguística (Université d'Aix-Marseille) e Mestre em Políticas Linguísticas e Educativas (Université de Rouen), Pierre-Yves Roux é especialista e expert internacional em didática das línguas estrangeiras e, particularmente, no ensino-aprendizagem de alófonos. É autor de obras consagradas à avaliação, à produção oral e aos jogos em aula de FLE.

Références

BEACCO, J.-C. ; PORQUIER, R. Les Référentiels – Niveau A1. Paris : Didier, 2007.

BEACCO, J.-C. ; PORQUIER, R. Les Référentiels – Niveau A2. Paris : Didier, 2008.

CARE, J.-M., DEBYSER, F. Jeu, langage et créativité. Les jeux dans la classe de français. Paris : Hachette FLE, 1991.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Paris : Conseil de l’Europe / Les Éditions Didier, 2005.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Volume complémentaire avec de nouveaux descripteurs. Paris : Conseil de l’Europe, 2018.

JARDIM, G. ; ROUX, P.-Y. 101 jeux de FLE - niveau A1. Paris : Didier, 2022a.

JARDIM, G. ; ROUX, P.-Y. 101 jeux de FLE - niveau A2. Paris : Didier, 2022b.

PEREC, G. La Disparition. Paris : Denoël, 1969.

SILVA, H. Le jeu en classe de langue. Paris : CLE International, coll. « Techniques et pratiques de classe », 2008.

TLFi. Trésor de la langue française informatisé. Disponible sur : http://atilf.atilf.fr. Consulté le 15 avril 2022.

WINNICOTT, D. W. Jeu et réalité. L’espace potentiel. Paris : Editions Gallimard, 1975.

Publiée

novembre 30, 2022

Comment citer

SILVA, G. J. da .; ROUX, P.-Y. . Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 27–43, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8098695. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/790. Acesso em: 30 juin. 2024.

Rubrique

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations