Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8098695Resumen
Os professores de língua mostram-se conscientes sobre o interesse potencial dos jogos em aula, contudo o aspecto lúdico
não pode ser um fim em si. Ele deve corresponder a uma abordagem metodológica reflexiva, estar totalmente e perfeitamente integrado à sequência pedagógica e colocar-se sempre a serviço dos objetivos de linguagem visados. Para trazermos elementos de resposta a essas diferentes problemáticas, listaremos sucintamente neste artigo as vantagens dos jogos de letras e de palavras na aula de francês língua estrangeira, e identificaremos igualmente certos pontos de vigilância para que essas atividades conservem toda a eficácia esperada. Forneceremos, além disso, uma tipologia de jogos acompanhada de exemplos concretos que permitirão expandir o leque de atividades à disposição dos professores de língua estrangeira e que consistirão em recursos para a aula podendo ser utilizados com fins distintos, mas todos convergindo para uma pedagogia ao mesmo tempo ativa e atrativa.
Descargas
Citas
BEACCO, J.-C. ; PORQUIER, R. Les Référentiels – Niveau A1. Paris : Didier, 2007.
BEACCO, J.-C. ; PORQUIER, R. Les Référentiels – Niveau A2. Paris : Didier, 2008.
CARE, J.-M., DEBYSER, F. Jeu, langage et créativité. Les jeux dans la classe de français. Paris : Hachette FLE, 1991.
CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Paris : Conseil de l’Europe / Les Éditions Didier, 2005.
CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Volume complémentaire avec de nouveaux descripteurs. Paris : Conseil de l’Europe, 2018.
JARDIM, G. ; ROUX, P.-Y. 101 jeux de FLE - niveau A1. Paris : Didier, 2022a.
JARDIM, G. ; ROUX, P.-Y. 101 jeux de FLE - niveau A2. Paris : Didier, 2022b.
PEREC, G. La Disparition. Paris : Denoël, 1969.
SILVA, H. Le jeu en classe de langue. Paris : CLE International, coll. « Techniques et pratiques de classe », 2008.
TLFi. Trésor de la langue française informatisé. Disponible sur : http://atilf.atilf.fr. Consulté le 15 avril 2022.
WINNICOTT, D. W. Jeu et réalité. L’espace potentiel. Paris : Editions Gallimard, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.