Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8098695
Keywords: Didática do FLE, Léxico, Atividades lúdicas, Jogos de palavras

Abstract

Os professores de língua mostram-se conscientes sobre o interesse potencial dos jogos em aula, contudo o aspecto lúdico
não pode ser um fim em si. Ele deve corresponder a uma abordagem metodológica reflexiva, estar totalmente e perfeitamente integrado à sequência pedagógica e colocar-se sempre a serviço dos objetivos de linguagem visados. Para trazermos elementos de resposta a essas diferentes problemáticas, listaremos sucintamente neste artigo as vantagens dos jogos de letras e de palavras na aula de francês língua estrangeira, e identificaremos igualmente certos pontos de vigilância para que essas atividades conservem toda a eficácia esperada. Forneceremos, além disso, uma tipologia de jogos acompanhada de exemplos concretos que permitirão expandir o leque de atividades à disposição dos professores de língua estrangeira e que consistirão em recursos para a aula podendo ser utilizados com fins distintos, mas todos convergindo para uma pedagogia ao mesmo tempo ativa e atrativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Jardim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Literatura Francesa (UFRGS), Gabriela Jardim da Silva é docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Especialista em literatura fantástica e em tradução literária, interessa-se igualmente pela didática do francês como língua estrangeira (FLE). Sua produção bibliográfica versa, sobretudo, sobre as dificuldades de compreensão e/ou tradução do francês para o português brasileiro, seja no contexto literário, seja no domínio do FLE. É coautora de livros consagrados aos jogos em aula de FLE.

Pierre-Yves Roux, Université d'Aix-Marseille

Mestre em Sociolinguística (Université d'Aix-Marseille) e Mestre em Políticas Linguísticas e Educativas (Université de Rouen), Pierre-Yves Roux é especialista e expert internacional em didática das línguas estrangeiras e, particularmente, no ensino-aprendizagem de alófonos. É autor de obras consagradas à avaliação, à produção oral e aos jogos em aula de FLE.

References

BEACCO, J.-C. ; PORQUIER, R. Les Référentiels – Niveau A1. Paris : Didier, 2007.

BEACCO, J.-C. ; PORQUIER, R. Les Référentiels – Niveau A2. Paris : Didier, 2008.

CARE, J.-M., DEBYSER, F. Jeu, langage et créativité. Les jeux dans la classe de français. Paris : Hachette FLE, 1991.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Paris : Conseil de l’Europe / Les Éditions Didier, 2005.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Apprendre, enseigner, évaluer. Volume complémentaire avec de nouveaux descripteurs. Paris : Conseil de l’Europe, 2018.

JARDIM, G. ; ROUX, P.-Y. 101 jeux de FLE - niveau A1. Paris : Didier, 2022a.

JARDIM, G. ; ROUX, P.-Y. 101 jeux de FLE - niveau A2. Paris : Didier, 2022b.

PEREC, G. La Disparition. Paris : Denoël, 1969.

SILVA, H. Le jeu en classe de langue. Paris : CLE International, coll. « Techniques et pratiques de classe », 2008.

TLFi. Trésor de la langue française informatisé. Disponible sur : http://atilf.atilf.fr. Consulté le 15 avril 2022.

WINNICOTT, D. W. Jeu et réalité. L’espace potentiel. Paris : Editions Gallimard, 1975.

Published

November 30, 2022

How to Cite

SILVA, G. J. da .; ROUX, P.-Y. . Jogos de letras e jogos de palavras para desenvolver a competência lexical em aula de FLE. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 27–43, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8098695. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/790. Acesso em: 21 nov. 2024.

Section

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations