O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna

Autores

  • Helena Maria FERREIRA UFLA
  • Mauricéia Silva de Paula VIEIRA UFLA
Palavras-chave: Vocabulário, Ensino de língua materna, Léxico, Dicionário

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.185

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da importância do estudo do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho foi organizado em três partes: bases históricas do estudo do vocabulário/léxico; abordagem pedagógica do vocabulário/léxico e considerações teórico-metodológicas acerca do uso do dicionário. A partir do trabalho empreendido, ficou evidenciado que o estudo do vocabulário/léxico é notadamente voltado para o ensino de língua estrangeira, o que tornam escassos as pesquisas sobre o ensino do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho com o léxico demanda critérios que extrapolam a dimensão linguística, uma vez que o uso das palavras/dos termos se constitui em uma atividade discursiva. Assim, o estudo do vocabulário/léxico contempla apenas
itens lexicais como a palavra, grupo de palavras e expressões fixas. Além disso, ficou evidenciado que o uso do dicionário como recurso metodológico exige uma preparação por parte do professor para que a utilização desse material seja realizada de forma profícua.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

22 de outubro de 2023

Como Citar

FERREIRA, H. M. .; VIEIRA, M. S. de P. . O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 2, n. 2, p. 19–33, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1858. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Dossiê Linguística: Ensino de Línguas