O trabalho com o léxico em sala de aula: desafios para o ensino de uma língua materna
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.185
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da importância do estudo do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho foi organizado em três partes: bases históricas do estudo do vocabulário/léxico; abordagem pedagógica do vocabulário/léxico e considerações teórico-metodológicas acerca do uso do dicionário. A partir do trabalho empreendido, ficou evidenciado que o estudo do vocabulário/léxico é notadamente voltado para o ensino de língua estrangeira, o que tornam escassos as pesquisas sobre o ensino do vocabulário/léxico nas aulas de língua materna. O trabalho com o léxico demanda critérios que extrapolam a dimensão linguística, uma vez que o uso das palavras/dos termos se constitui em uma atividade discursiva. Assim, o estudo do vocabulário/léxico contempla apenas
itens lexicais como a palavra, grupo de palavras e expressões fixas. Além disso, ficou evidenciado que o uso do dicionário como recurso metodológico exige uma preparação por parte do professor para que a utilização desse material seja realizada de forma profícua.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.