O que é preciso didatizar? A internet como espaço de aprendizagem autêntica e autônoma em aulas on-line

Autores

  • Janeide Maia Campelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8103280
Palavras-chave: Ensino on-line, Ato de fala, FLE

Resumo

A crise sanitária de 2019 impeliu professores e alunos a uma nova realidade pedagógica. Distanciados do espaço da sala de
aula, a tela de nossos computadores e smartphones tornou-se o principal instrumento de ensino. Os manuais impressos,
utilizados no espaço físico da sala de aula, e baseados em atividades em grupo ou cuja realização dependia da ajuda do
professor, não responderam às dificuldades próprias a esse novo contexto de trabalho. A necessidade de adequação do
manual impresso ao novo contexto de aprendizagem revelou um sentimento de insuficiência por parte dos professores frente
ao volume de atividades a adaptar. Este trabalho propõe uma reflexão acerca das práticas cotidianas de ensino-aprendizagem
do FLE em cursos on-line para um público de adolescentes e adultos brasileiros. Dessa forma, nossa reflexão parte da noção
de competência presente no Quadro europeu comum de referência (2001); e também os trabalhos de J. Courtillon (2000;
2003), F. Mangenot (2017) e G. Zarate (1986) para ilustrar e analisar nossas perspectivas pedagógicas, bem como para
propor a utilização de sites disponíveis na internet no ensino-aprendizagem do FLE.

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Biografia do Autor

Janeide Maia Campelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras – Língua Francesa e doutora em Literatura comparada pela UFRN. Interessada em Ensino de Francês Língua Estrangeira e Didática de Línguas e Culturas.

Referências

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Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

CAMPELO, J. M. . O que é preciso didatizar? A internet como espaço de aprendizagem autêntica e autônoma em aulas on-line . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 82–100, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8103280. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/794. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations