O que é preciso didatizar? A internet como espaço de aprendizagem autêntica e autônoma em aulas on-line

Autores

  • Janeide Maia Campelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8103280
Palavras-chave: Ensino on-line, Ato de fala, FLE

Resumo

A crise sanitária de 2019 impeliu professores e alunos a uma nova realidade pedagógica. Distanciados do espaço da sala de
aula, a tela de nossos computadores e smartphones tornou-se o principal instrumento de ensino. Os manuais impressos,
utilizados no espaço físico da sala de aula, e baseados em atividades em grupo ou cuja realização dependia da ajuda do
professor, não responderam às dificuldades próprias a esse novo contexto de trabalho. A necessidade de adequação do
manual impresso ao novo contexto de aprendizagem revelou um sentimento de insuficiência por parte dos professores frente
ao volume de atividades a adaptar. Este trabalho propõe uma reflexão acerca das práticas cotidianas de ensino-aprendizagem
do FLE em cursos on-line para um público de adolescentes e adultos brasileiros. Dessa forma, nossa reflexão parte da noção
de competência presente no Quadro europeu comum de referência (2001); e também os trabalhos de J. Courtillon (2000;
2003), F. Mangenot (2017) e G. Zarate (1986) para ilustrar e analisar nossas perspectivas pedagógicas, bem como para
propor a utilização de sites disponíveis na internet no ensino-aprendizagem do FLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janeide Maia Campelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras – Língua Francesa e doutora em Literatura comparada pela UFRN. Interessada em Ensino de Francês Língua Estrangeira e Didática de Línguas e Culturas.

Referências

BERTHET, A., DAILL, E., HUGOT, C. et al. Alter ego A1 +. Paris : Hachette, 2012.

_____. Alter ego A1 + (Guide pédagogique). Paris : Hachette, 2012.

CONSEIL DE L’EUROPE, Cadre européen commun de référence pour les langues, 2001.

COURTILLON, J. Élaborer un cours de FLE. Paris: Hachette. 2003.

CUQ, J.-P.; GRUCA, I. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG. 2009.

DE CARLO, M. L’interculturel. Paris: CLE International, 1998.

DE MAN-DE VRIENDT, M.-J., Parcours et procédures de constructions du sens, De Boeck université, 2000.

MANGENOT, F. Formation en ligne et Mooc : apprendre et se former avec le numérique, Paris : Hachette, 2017.

PRETCEILLE, M. L’éducation interculturelle. Paris : Puf, 2017.

ZARATE, G. Enseigner une culture étrangère, 1986.

Downloads

Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

CAMPELO, J. M. . O que é preciso didatizar? A internet como espaço de aprendizagem autêntica e autônoma em aulas on-line . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 82–100, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8103280. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/794. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations