Práticas de oralidade em língua espanhola: pensando em atividades de entoação a partir de um corpus coloquial e espontâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8215589
Palavras-chave: Proposta de atividade, Entoação, Espanhol

Resumo

Considerando a análise e a descrição entonacionais de enunciados interrogativos produzidos em conversas telefônicas coloquiais – contexto de fala espontânea – das variedades argentina, chilena, mexicana (REBOLLO-COUTO; GOMES DA SILVA; GUIMARÃES, 2021) e porto-riquenha (SANTOS, 2021) da língua espanhola, este artigo visa a desenvolver uma proposta de atividade para o âmbito do Ensino Médio. Para isso, os objetivos são: (i) elaborar um plano de aula e (ii) estabelecer critérios para a aplicação desse plano. Metodologicamente, considera-se importante o uso da metodologia ativa de avaliação por pares (MATTAR, 2021), capaz de integrar o processo de ensino-aprendizagem a partir da organização dos planos pedagógicos com vistas à criação da autonomia e do
protagonismo discente (MASETTO, 2015; MATTAR, 2017). Para tanto, utilizou-se contribuições teóricas da fonologia entonacional (LADD, 1996; PRIETO & ROSEANO, 2018) e da metodologia ativa (MASETTO, 2015; MATTAR, 2017; SOUZA; TEIXEIRA; VILAÇA, 2021). Os resultados obtidos mostram que é viável pensar em atividades que contemplem a fala espontânea coloquial, uma vez que possibilitam melhorias para o ensino-aprendizagem da oralidade do espanhol como língua estrangeira (ELE). Conclui-se que este trabalho reafirma a necessidade de (re)pensar o ensino da prosódia (entoação) no Ensino Básico, já que muito pouco se fala sobre
isso.

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Biografia do Autor

Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada no curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participou do Programa das Licenciaturas (PROLICEN/UFPB) nos projetos O papel da língua estrangeira na Educação Básica: imaginários incertos (2017) e Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola (2018). Participou do programa Residência Pedagógica (Multidisciplinar:Língua Espanhola/RP/Capes/U FPB), como bolsista, de 2018 a 2020. Foi membro da equipe de Tradução (portuguêsespanhol) da I Conferência Internacional Online de Etnobiologia (UFPB/2020), livro intitulado Perspectivas e avanços na Etnobiologia: uma avaliação na Conferência Internacional do Brasil. Atualmente, participa do grupo de pesquisa Prosódia, Variação e Ensino (ProVaLE/CNPq/UFPB). Tem interesse nas áreas de fonologia entonacional, ensino de línguas e formação decente.

Carolina Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui doutorado em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos em Língua Espanhola) pela Universidade 
Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, coordena o grupo de pesquisa Prosódia, Variação e Ensino (CNPq). É professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil). Os seus interesses de investigação se centram nos seguintes temas: prosódia, fonética e ensino da oralidade do espanhol como língua estrangeira.

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Publicado em

27 de julho de 2022

Como Citar

SANTOS, M. S. O. dos .; SILVA, C. G. da . Práticas de oralidade em língua espanhola: pensando em atividades de entoação a partir de um corpus coloquial e espontâneo. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 112–138, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8215589. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/953. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Artigos