Os Refrães do Martín Fierro no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE): uma proposta metodológica

Autores/as

  • Gustavo Figliolo UEL
Palabras clave: Espanhol Língua Estrangeira, Ensino-Aprendizagem, Poesia, Refrães

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.468

O presente trabalho tem como objetivo localizar, descrever e analisar uma amostra dos refrães contidos na obra Martín Fierro (1872), de José Hernández e desenvolver uma metodologia com a elaboração de unidades didáticas para o ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). O ponto de partida do trabalho surge pela inquietação acerca da utilização da poesia como instrumento didático na aula de E/LE. Apesar da enorme riqueza que a literatura e a poesia oferecem para o trabalho do ensino de E/LE em sala de aula, percebe-se que o campo não tem sido muito aproveitado; pelo contrário, são pouquíssimos os manuais didáticos que exploram esta abordagem de ensino. Dentro do vasto repertório poético em língua espanhola, a escolha da obra Martín Fierro se deve, além de sua importância dentro do contexto da literatura hispano-americana, ao universo contido no subgênero da literatura gauchesca, tão próximo culturalmente do mesmo universo da região sul do Brasil. Uma vez convictos da viabilidade do ensino de E/LE com a utilização da poesia e através de refrães, faz-se o estudo dos refrães na mencionada obra, com embasamento teórico nos pressupostos que analisam e estudam a paremiologia e a fraseologia e finalmente são elaboradas unidades didáticas para o ensino de E/LE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Figliolo, UEL

Possui Graduação/Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Graduação/Licenciatura em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor do Curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

FIGLIOLO, G. . Os Refrães do Martín Fierro no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE): uma proposta metodológica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 148–172, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1765. Acesso em: 24 may. 2024.

Sección

Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas