Língua francesa e língua portuguesa no Brasil do século XIX: entre a francofilia e os discursos pela língua nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8106424
Palavras-chave: Língua francesa, Língua portuguesa, Identidade nacional, Brasil, Século XIX

Resumo

O objetivo com este trabalho foi investigar o processo de escolarização da língua francesa na instrução pública brasileira nas primeiras décadas do século XIX. Evidenciava-se nesse período uma ambiência cultural marcada por forte influência francesa que se dava, sobretudo, pela circulação e usos de impressos, o que apontava a França como grande produtora e comerciante de conhecimentos. É nesse contexto que a língua francesa foi proposta e instituída como disciplina escolar na instrução pública brasileira desde a primeira década do século XIX. Tomaram lugar central nas análises empreendidas: a produção de uma legislação que institui o ensino da língua e promove a “passagem” de uma prática cultural para um saber escolarizado e a relação desse processo como o contexto cultural. Destacam-se, ainda, registros de um paradoxo. A mesma língua portadora de um paradigma de civilidade, que permite o acesso ao conhecimento necessário a uma sociedade esclarecida e que se deseja civilizada, poderia apresentar um aspecto negativo a partir do momento em que passava a interferir na identidade da nação, vislumbrada, também, por meio da unidade de sua língua pátria.

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Biografia do Autor

Rita Cristina Lima Lages, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto/MG. Doutora em Educação pela UFMG (2013), com atuação, principalmente, no campo de pesquisa sobre história do ensino de línguas no Brasil.

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Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

LAGES, R. C. L. . Língua francesa e língua portuguesa no Brasil do século XIX: entre a francofilia e os discursos pela língua nacional. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 260–285, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8106424. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/825. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations