Organisateurs et Collaborateurs

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8106430
Palabras clave: Organisateurs et Collaborateurs

Resumen

Organisateurs et Collaborateurs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anthippi Potolia, Département Communication/Français langue étrangère

Maître de conférences (depuis septembre 2014), Département Communication/Français langue étrangère. Enseignements sont dispensés dans les départements suivants: Communication/Français langue étrangère (COM/FLE) : « Lecture de textes en sciences humaines et sociales » (méthodologiede l'expression écrite et orale). Sciences de l’éducation (SDE) : « Discours dominants et représentations des migrants » (L3 SDE) ; « Interculturalité, mondialité, identités hybrides » (M1Éducation tout au long de la vie – ETLV) ; « Les ressources technologiques, culturelles et socialespour une éducation conçue tout au long de la vie » (M2 ETLV, Institut d’enseignement à distance –IED). Sciences du langage / Didactique des langues (SDL/DDL) : « Métiers des langues » (M1 parcours Didactique des langues étrangères et secondes – DDLES) ; TICE et DDL (M1 DDDLES) ; Évaluation et certifications (M2 DDLES).

Denise Gisele de Britto Damasco, a Universidade de Brasília

Professora Adjunta (Dedicação Exclusiva) na área de Língua francesa, no Departamento de Línguas
Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Pós doutoranda do
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da PUC de São Paulo: Psicologia da Educação.
Vínculo formal desde 2010 com a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília por ser membro
do grupo de pesquisa GERAJU: gerações e juventudes, grupo credenciado pelo CNPq. Vice-líder do
Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq - CRIFPE/ Brasil desde 2021. Possui graduação em Letras
(Licenciaturas em Línguas e Literaturas portuguesas e francesas) pela Universidade de Brasília
(1986), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2008 e 2014), linha de
pesquisa: Politicas Públicas e Gestão da Educação. Recebeu bolsa de doutorado sanduíche da
Agência financiadora CAPES para estágio no Centro de Pesquisa Interuniversitário de Formação e
Profissão Docente, CRIFPE, na Universidade de Montreal, sob a direção do Prof. Dr. Maurice Tardif,
em 2013.

Doina Spita, l'Université "Al.I.Cuza" Iasi

Enseignant-chercheur à l'Université "Al.I.Cuza" Iasi (Roumanie) et Vice-présidente de la Fédération
International des Professeurs de Français (FIPF), Doina Spiţă est spécialisée dans les sciences du
langage, la didactique du français langue étrangère et l’intercompréhension. Elle participe à de
nombreux projets de recherche en didactique du plurilinguisme et anime des formations de formateurs et des ateliers de sensibilisation à l’intercompréhension dans des espaces linguistiques et
géographiques divers. Elle est auteur de nombreuses publications dans les domaines mentionnés cidessus.

Ferroudja Allouache, Université Paris 8

Maître de conférences en Littératures française et francophones. Domaines de recherche :
francophonie, histoire et mémoire de la littérature, généalogie, archéologie, colonialisme, archives et
presse française. - interculturalité, autobiographies langagières, éducation tout au long de la vie.

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013), sobre o texto literário escrito por autoras de língua francesa fora do Hexágono. Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras- Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Mestrado e Doutorado). Participou como pesquisadora no projeto DIPROLínguas: Distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial da reflexão comparativa (2018-2022) CAPES-COFECUB. Profissional de Letras: Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da relação entre língua e literatura, confluindo para reflexões sobre literaturas "ditas francófonas", africanas e de diáspora; formação de leitores de textos literários em língua estrangeira e materna (FLE e PLE); intercompreensão de línguas românicas; didática de línguas/literaturas e ensino de FLE (crianças e adultos), estudos interculturais e ensino. Foi tutora do PET-Letras /UFCG. Foi Professora Convidada na Université Paris 8. É Editora da Revista Letras Raras.

Publicado

noviembre 30, 2022

Cómo citar

POTOLIA, A.; DE BRITTO DAMASCO, D. G.; SPITA, D.; ALLOUACHE, F.; PINHEIRO-MARIZ, J. Organisateurs et Collaborateurs. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 286–294, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8106430. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/816. Acesso em: 18 may. 2024.

Sección

Colaboradores

Artículos más leídos del mismo autor/a