Sobre políticas linguísticas do Brasil e a necessidade de uma educação plurilíngue e pluricultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8106374
Palavras-chave: Educação Básica, Plurilinguismo, Pluriculturalismo

Resumo

As transformações ocasionadas pela globalização trouxeram consigo discussões relevantes para as políticas educacionaise para os currículos escolares no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil. O crescimento do número de escolas bilíngues, voltadas sobretudo para o ensino do inglês, demonstram a prioridade que se tem atribuído a essa língua na educação básica. Dessa forma, no presente artigo, buscamos discutir a respeito das consequências impostas pela dominação da língua inglesa no contexto da educação brasileira, bem como traçar a importância de uma política plurilíngue e pluricultural para o ensino de línguas, observando os limites da BNCC (2017) no que diz respeito à diversidade linguística e cultural dos alunos. Como referencial teórico, apoiamo-nos em Candelier et al. (2009), Capucho (2010), Calvet (2013),dentre outros. Assim, abordamos conceitos provenientes das abordagens plurais de ensino de línguas-culturas, discorrendotambém acerca da necessidade de trabalharmos pelo viés do plurilinguismo para que, assim, possamos ter uma educaçãoque promova diálogos e pontes culturais e linguísticas com o mundo.

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Biografia do Autor

Emerson Patrício de Morais Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Doctorant en language et enseignement au PPGLE-UFCG (2020) et titulaire d'une maîtrise en language et enseignement au PPGLE-UFCG (2020). J'ai de l'expérience dans l'enseignement du FLE (français langue étrangère) et du PLE (portugais langue étrangère). Mes recherches se sont orientées vers le domaine des études en didactique des angues, notamment en ce qui concerne la didactisation du texte littéraire dans le cadre de l'enseignement des LE et de l'approche de l'Intercompréhension des Langues Romanes (ILR ou IC).

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande

Docteur (2008) en Lettres (études linguistiques, littéraires et de traduction en français) par la Faculté dephilosophie, lettres et sciences humaines, Université de São Paulo et post-doctorat à l'Université Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013). Professeure associée à l'Unité académique de Lettres, Université fédérale de Campina Grande, au niveau : Licence en Lettres - Langue portugaise et langue française, master et doctorat.

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Publicado em

30 de novembro de 2022

Como Citar

FILHO, E. P. de M.; PINHEIRO-MARIZ, J. Sobre políticas linguísticas do Brasil e a necessidade de uma educação plurilíngue e pluricultural. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. Spécial, p. 243–259, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8106374. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/824. Acesso em: 7 maio. 2024.

Seção

Enseignement-apprentissage du et en français: Expériences, Réflexions, Transformations

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