Discurso político sobre educação no período pré-eleitoral: o que esperar dos candidatos?

Autores

  • Ana Paula Carvalho Schmidt Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Palavras-chave: Educação, Discurso político, Eleições presidenciais de 2018

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i2.1363

A democracia no Brasil é recente e coloca desafios aos cidadãos em termos de posicionamento político, especialmente nas eleições presidenciais de 2018, que foram caracterizadas por polarização, disseminação de boatos e uso de redes sociais para promover as propostas dos candidatos. Nesse contexto, objetivamos analisar os recursos discursivos de pré-candidatos às eleições presidenciais do Brasil em 2018. A Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2014) são utilizadas para análise da transcrição de excertos de seis entrevistas do Programa Roda Viva. Os resultados apontam que o discurso de: a) Álvaro Dias mostra um pré-candidato disposto a investir financeiramente na educação; b) Ciro Gomes constrói a imagem da experiência e autoridade no campo educacional; c) Henrique Meirelles enfatiza a relação entre educação e desenvolvimento de força de trabalho; d) Manuela D’Ávila apoia a autonomia dos estados e municípios para administrar localmente a educação e está alinhado à experiência das mulheres como mães, trabalhadoras e cidadãs; e) Geraldo Alckmin irá direcionar esforços para a educação infantil para diminuir a desigualdade; f) Jair Bolsonaro é favorável à eliminação das cotas no ensino superior por meio de investimentos na Educação Básica para proporcionar condições de acesso igualitárias a todos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutoranda em Letras – Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa
Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado em

11 de outubro de 2023

Como Citar

SCHMIDT, A. P. C. . Discurso político sobre educação no período pré-eleitoral: o que esperar dos candidatos?. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 2, p. Port. 80–107 / Eng. 80, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1452. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Análise do discurso