Itinerários formativos na BNCC: sentidos em mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8219488
Palavras-chave: BNCC, Itinerários Formativos, Discurso digital, Efeitos de sentidos

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o discurso inscrito em materialidades digitais sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco nos Itinerários Formativos. Ancora-se teoricamente nos pressupostos da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana; mobilizamos, dentre outras, as noções de discurso, posição-sujeito, discurso logicamente estabilizado e silenciamento. Ademais, temos as contribuições das áreas de Educação e Ciências Sociais. O corpus é constituído por seis materialidades discursivas: dois fragmentos da BNCC sobre os Itinerários; três recortes de uma notícia sobre a BNCC/Itinerários; e um print com cinco comentários acerca da notícia. Os resultados apontam que o discurso da BNCC/Itinerários funciona com efeitos
de flexibilização do currículo e liberdade de escolha dos alunos; porém, nesses ditos funcionam muitos não-ditos e outros sentidos são silenciados, tais como, diversidades regionais; desigualdade social; ausência de políticas governamentais adequadas para a educação; precárias condições de trabalho, além de diversas questões acerca da conjuntura social que interferem na dinâmica dos Itinerários e produzem determinações no processo educacional. Os sentidos se movimentam em/nas rede(s) midiáticas digitais, e nesse funcionamento discursivo, é possível observar que o discurso governamental, em anuência com o discurso pedagógico, busca impor uma posição-sujeito de defesa da BNCC, com efeitos de sentidos de que as orientações do documento trarão soluções aos problemas educacionais do país; entretanto, como a língua se constitui da falha, instauram-se também em/nas redes confrontos discursivos, resistência e contestação; afinal, como afirma Pêcheux (2014c), o sentido sempre pode ser outro.

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Biografia do Autor

Aline Maria dos Santos Pereira, Universidade Estado da Bahia

Professora Assistente da Universidade Estado da Bahia (UNEB) - Campus XXI; doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGLin/UESB); mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC (2011); especialista em Leitura, Interpretação e Produção de Texto pela FACSUL/UNIME (2009) e graduada em Letras-Espanhol pela UESC (2007). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Texto e Enunciação (GETEn/UFBA).

Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2015); mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2009); graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso - GEPADIS - UESB/CNPq.

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Publicado em

27 de julho de 2022

Como Citar

PEREIRA, A. M. dos S. .; CORTES, G. R. de O. Itinerários formativos na BNCC: sentidos em mídias digitais. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 185–214, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8219488. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/938. Acesso em: 2 maio. 2024.

Seção

Artigos de temas livres