Sobre o ensino da língua inglesa no currículo escolar por repercussões do programa Ciência Sem Fronteiras

Autores

  • Eliana Santiago Gonçalves Edmundo Faculdade de Administração, Educação, Ciências e Letras
  • José Marcelo Freitas de Luna Universidade do Vale do Itajai
Palavras-chave: Políticas linguísticas, Língua Inglesa, Programa Ciências sem Fronteiras

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.440

A falta de proficiência na língua inglesa pode ser tomada como um obstáculo para a participação de estudantes brasileiros no Programa Ciências sem Fronteiras. Por parâmetros internacionais de avaliação, a qualidade do aprendizado deste idioma na educação básica do Brasil apresenta-se como muito baixa, fato que é repercutido em canais midiáticos. Focando, especificamente, em reportagens da mídia digital que abordam a qualidade da aprendizagem de língua inglesa no Brasil nos últimos três anos e nos dispositivos legais que normatizam o ensino de língua estrangeira na educação básica, o presente texto examina o descompasso entre o status da língua inglesa frente às demandas de internacionalização do ensino superior no país e o estatuto desse idioma expresso nas políticas públicas educacionais para a educação básica brasileira. Os resultados apontam para os discursos que se estabelecem socialmente e, assim, influenciam as iniciativas que se podem relacionar àquelas de políticas linguísticas.

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Biografia do Autor

Eliana Santiago Gonçalves Edmundo, Faculdade de Administração, Educação, Ciências e Letras

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí e mestre em Letras - Estudos
Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2010); é professora no curso de Letras e Pedagogia
na Faculdade de Administração, Educação, Ciências e Letras e professora de língua inglesa na rede
pública no Estado do Paraná.

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajai

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na Universidade de
Cambridge e pós-doutorado pela Universidade do Texas (2011); é professor e pesquisador do
Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajai.

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Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

EDMUNDO, E. S. G. .; LUNA, J. M. F. de . Sobre o ensino da língua inglesa no currículo escolar por repercussões do programa Ciência Sem Fronteiras. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 2, p. 79–98, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1780. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas