Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
Resumo
O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos.Downloads
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Publicado em
21 de outubro de 2023
Como Citar
PAIXÃO, E. C. .; SOFIATO, C. G. . Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 11–26, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
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