Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos

Auteurs

  • Elaine Cristina Paixão Universidade de São Paulo
  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo
Mots-clés : Letramento, Imagem, Educação de surdos

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.575

O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elaine Cristina Paixão, Universidade de São Paulo

Professora, fonoaudióloga, especialistas em educação especial para alunos com deficiência intelectual e
auditiva, mestranda em educação pela Universidade de São Paulo, fonoaudióloga da Secretaria de Educação do município de São Bernardo do Campo.

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Pedagoga, especialista em Educação Especial. Mestre e doutora em Artes pela Universidade Estadual de
Campinas. Docente da Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação da Universidade de São Paulo.

Publiée

octobre 21, 2023

Comment citer

PAIXÃO, E. C. .; SOFIATO, C. G. . Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 11–26, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737. Acesso em: 22 déc. 2024.

Rubrique

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas