As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês

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DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8219451
Mots-clés : Ensino de Inglês, Representações Familiares, Diversidade

Résumé

Neste artigo discutimos o ensino de língua inglesa a partir da análise das representações familiares em três livros didáticos de inglês como língua adicional. Nesse sentido, analisamos quais tipos de famílias são retratadas no livro didático e se essas representações compreendem as diferentes organizações familiares da sociedade atual. Para embasar nossa pesquisa, nosso aporte teórico contou com as contribuições de autores como Anjos (2019; 2020), Candau (2011), Freire (2004), Hooks (2013), Siqueira (2012; 2015), Pennycook (1994; 2001), Rios; Nuñez; Fernandes(2016), et alia. A partir de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, concluímos que as representações de família trazidas pelos livros didáticos direcionam os alunos, desde cedo, para o reconhecimento de apenas alguns modelos familiares, estabelecendo estereótipos e preconceitos que tendem a ser reforçados vida afora. Os LDanalisados privilegiam um modelo tradicional de família, com pessoas de cor branca e heterossexuais, que não se adequam à diversidade de arranjos familiares possíveis nos dias atuais. É preciso naturalizar nos LD todas as formas de representação familiar de maneira que todos os alunos se reconheçam nelas e aprendam a respeitar aquelas quenão correspondem a sua experiência pessoal.

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Agnaldo Pedro Santos Filho, Universidade do Estado da Bahia

Agnaldo Pedro Santos Filho, graduado em Letras: Língua Inglesa e Mestre em Educação de Jovens e
Adultos pela UNEB. Atualmente é professor de inglês do Colégio Militar de Salvador – CMS.

Eduardo Ferreira dos Santos, Instituto Federal da Bahia

Eduardo Ferreira dos Santos, graduado em Letras/Inglês pela Unimontes, Mestre em Linguística Aplicada
pela UNB, Doutor em Língua e Cultura pela UFBA. Atualmente é professor do IFBA - Campus Salvador.

Dannuza Labanca Brandão Visintainer, Instituto Federal da Bahia

Dannuza Labanca Brandão Visintainer, graduada em Letras: Português e Inglês e Mestra em Educação
Profissional pelo IFBA. Atualmente é professora de Inglês e Português do Colégio Militar de Salvador -
CMS.

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Publiée

juillet 27, 2022

Comment citer

FILHO, A. P. S.; SANTOS, E. F. dos .; VISINTAINER, D. L. B. . As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 67–88, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8219451. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/935. Acesso em: 17 juin. 2024.

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