Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8363983
Keywords: Inglês, Livro Didático, Decolonialidade, Literatura, Ensino

Abstract

Comumente voltados à aprendizagem de conteúdos com fins comunicativos, livros didáticos de inglês como língua estrangeira nem sempre trazem à cena, de forma explícita e crítica, questões ideológicas que favoreçam uma perspectiva decolonial (MALDONADO-TORRES, 2019; MIGNOLO, 2018; OLIVEIRA, 2018; WALSH, 2018) do ensino de inglês e que tenham em tela o seu caráter ideológico (RAJAGOPALAN, 2004). Essas questões participam sub-repticiamente da composição de histórias únicas (ADICHIE, 2009), que atuam na construção de conceitos e preconceitos veiculados neles. Nessa construção, flagram-se tessituras discursivas ao lado de uma retórica de ausência – concebida a partir da noção de “formas de silêncio” (ORLANDI, 2007) –, que ora reforçam estereótipos, engendrados através do predomínio de uma visão hegemônica, ora promovem o apagamento de aspectos culturais que colocariam em cena a diversidade étnico-racial e sociocultural na língua inglesa, considerando os diversos países em que é falada. A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), sob o crivo metodológico da Análise Crítica do Discurso (MELO, 2018; VAN DIJK, 2015) e da Pesquisa Qualitativa Interpretativista (MOITA LOPES, 1994), este artigo tem o propósito de apresentar uma análise crítica de dois livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. Conjugada a essa análise, apresenta alternativas para o desenvolvimento do pensamento crítico (HOOKS, 2010) através do uso de textos literários (BRUN, 2004; MOTA, 2010; PEREIRA, 2017) de contextos pós-coloniais com a finalidade de desconstruir uma retórica de produção de saberes de dicção unilateral e de matriz hegemônica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernanda Mota Pereira, Universidade Federal da Bahia

Fernanda Mota-Pereira é professora da área de Inglês do Instituto de Letras da UFBA. Atua também no
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura na linha de Linguística Aplicada. É autora de Literatura
Anglófona em Perspectivas e Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters.

References

ACHEBE, Chinua. The education of a British-protected child. New York: Anchor Books, 2009.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The Danger of a Single Story. TED 2009 Talk, Oxford, UK: TEDGlobal, 23 July 2009. Retrieved from: https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt. Accessed on: November 10th, 2016.

BROWN, D. H. The postmethod era: toward informed approaches. In: ______. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 3rd ed. New York: Pearson Longman, 2007, p. 40-61.

BRUN, Milenna. (Re)construção identitária no contexto da aprendizagem de línguas estrangeiras. In: MOTA, Kátia; SCHEYERL, Denise (org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador: EDUFBA, 2004, p. 73-104.

CRAVEN, Miles. Breakthrough Plus 2. Oxford: MacMillan Education, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

HOOKS, bell. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. New York and London: Routledge, 2010.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods. New Haven and London: Yale University Press, 2003. Disponível em: . Acesso em 19 abr. 2019.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, p. 27-53.

MELO, Ivan Ferreira de. Histórico da análise de discurso crítica. In: BATISTA, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges (org.). Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018, p. 20-35.

MIGNOLO, Walter. What does it mean to decolonize? In: MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine E (editors). On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham and London: Duke University Press, 2018, p. 105 a 134.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos Construtos que Têm Orientado a Pesquisa. In: ______. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006, p. 85-107.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em lingüística aplicada: a linguagem como condição e solução. In: DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 10 n. 2, 1994. Disponível em: . Acesso em 2 abr. 2019.

MOTA, Fernanda. Literatura e(m) ensino de língua estrangeira. In: Fólio: Revista de Letras Vitória da Conquista. v. 2, n. 1, p. 101-111, jan./jun. 2010. Disponível em:. Acesso em: 07 jun. 2019.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Educação e Militância Decolonial. Rio de Janeiro: Selo Novo, 2018.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

PEÑAFLORIDA, Andrea H. Nontraditional forms of assessment and response to student writing: a step toward learner autonomy. In: RICHARDS, Jack C.; RENANDYA, Willy A. (editors). Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. New York: Cambridge, 2002, p. 344-353.

PENNYCOOK, Alastair. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006, p. 67-84.

PEREIRA, Fernanda Mota. Education and Literature: Reflections on Social, Racial, and Gender Matters/ Educação e Literatura: Reflexões sobre Questões Sociais, Raciais e de Gênero. Salvador: EDUFBA, 2019.

PEREIRA, Fernanda Mota. Pedagogy of possibility in foreign language classrooms through literature and other media in Brazil and beyond. In: Estudos Linguísticos e Literários: Revista dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura e Literatura e Cultura da UFBA. n. 57, p. 23-37, jul./dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2019.

RAJAGOPALAN, K. The concept of “World English” and its implications for ELT. ELT Journal, (58) 1, p.111-117, 2004.

RICHARDS, Jack. Interchange Intro Student’s Book B. 4.ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SAPPHIRE. Push. New York: First Vintage Contemporaries Edition, 1997.

SAUNANA, John. The alternative. Honiara: The Government Printer, 1980.

SINGH, Ravinder. Like It Happened Yesterday. Haryana/; Penguin Random House, 2013.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Se o inglês está no mundo, onde está o mundo nos materiais didáticos de inglês? In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposi-ções. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 311-353.

THIONG’O, Ngugi wa. Decolonising the mind: The politics of Language in African Literature. New Hampshire: James Currey/ Heinemann, 2011.

THIONG’O, Ngugi wa. Weep not, child. Johannesburg: Penguin Books, 2009.

TSUDA, Yukio. The Hegemony of English and Strategies for Linguistic Pluralism: Proposing the Ecology of Language Paradigm. Disponível em: Acesso em 5 jun 2019.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e Poder. HOFFNAGEL, J.; FALCONE, K. (Orgs.). 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

WALSH, Catherine. On decolonial dangers, decolonial cracks, and decolonial pedagogies rising. In: MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine E (editors). On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham and London: Duke University Press, 2018, p. 81-98.

Published

March 31, 2022

How to Cite

PEREIRA, F. M. Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 1, p. 65–84, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8363983. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138. Acesso em: 25 may. 2024.

Section

Artigos de temas livres