A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8221549
Palavras-chave: Professor Interculturalista de língua espanhola, Interculturalidade, Formação docente, Telecolaboração, Teletandem

Resumo

O Teletandem (TELLES, 2009a) apresenta-se como um contexto telecolaborativo de ensino-aprendizagem de línguas que promove trocas interculturais, contribuindo na formação de professores interculturalistas (MENDES; 2004; SERRANI, 2005; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2020). Desse modo, neste artigo, verificamos a presença dos aspectos interculturais nas sessões de Teletandem Institucional Integrado realizado entre estudantes brasileiras e estudantes argentinos, refletindo acerca das contribuições das interações no Teletandem na formação de futuras professoras de espanhol enquanto interculturalistas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), realizada com três licenciandas de Letras – Espanhol, matriculadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados revelam que as interações telecolaborativas no Teletandem promoveram momentos de trocas interculturais e, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e atitudes em prol à interculturalidade. Esse aspecto, de fundamental importância, contribuiu na formação de professoras interculturalistas de língua espanhola.

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Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado em

27 de julho de 2022

Como Citar

SILVA, R. C. de A.; SOUZA, F. M. de . A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 139–160, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8221549. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958. Acesso em: 4 nov. 2024.

Seção

Artigos