Corp(o)ralidade dos sentidos: por um ensino da língua com historicidade no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8219326
Palavras-chave: Historicidade, Discurso, Sujeito, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Este trabalho pretende apontar a importância de um trabalho sobre a língua com a historicidade para construir a articulação da discursividade com a gramaticalidade e a textualidade no ensino de Língua Portuguesa praticado no Ensino Médio Integrado. Nessa modalidade, marcada pela discursividade de um patamar mínimo dada a dualidade entre trabalho intelectual, aquele associado à instrução geral, e trabalho manual, aquele destinado à instruçãoprofissional, a divisão social foi incorporada aos conteúdos escolares. Demonstramos que, quando o nível discursivorepresentado pela textualidade não é trabalhado, esvai-se a possibilidade de operar a gramática como forma de vercomo o sujeito está significando sua posição, o que, por sua vez, não contribui para a superação da tradição de que basta, aos pobres, dar acesso a um conhecimento de ordem tecnicista. A partir dos referenciais da Análise Materialista do Discurso nos termos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, fomos pontuando alguns impasses que se apresentam emsala de aula: a falta de identificação do aluno com a língua escolar, o silêncio sobre a formação do português brasileiro,a ausência de um trabalho com a materialidade linguística sem perder de vista o par linguístico-histórico. Para interferir nesses impasses, propomos um trabalho em que o discurso seja o objeto de análise de modo que o olhar para as práticas de leitura e de escrita não esteja subordinado ao didático, mas que, noutra direção, mobilize sentidos presentes nas relações entre o dito, o não dito e o já dito histórico de uma sociedade, historicamente, colonizada eescravocrata.

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Biografia do Autor

Viviane dos Ramos Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Possui mestrado em Linguística (2009) e bacharelado e licenciatura em Letras (Habilitação: português-inglês) pela mesma
instituição. É professora de Língua Portuguesa da Escola Politécnica de Saúde JoaquimVenâncio (EPSJV),
unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É pesquisadora do Laboratório de
Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS), vinculado ao Setor de Linguística do Museu Nacional
(MN) na UFRJ.

Jonathan Ribeiro Farias de Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras - Português- Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
bacharelado (2012) e licenciatura (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2015); e doutorado pelo mesmo programa de pós (2018). Atualmente é professor-pesquisador na
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ.

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Publicado em

27 de julho de 2022

Como Citar

SOARES, V. dos R.; MOURA, J. R. F. de. Corp(o)ralidade dos sentidos: por um ensino da língua com historicidade no Ensino Médio Integrado. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 41–66, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8219326. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/936. Acesso em: 25 maio. 2024.

Seção

Artigos