Portal do Governo Brasileiro
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contato
Equipe Editorial
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política de Ética
Foco e Escopo
Formulário de avaliação
Declaração de Privacidade
Grupo de pesquisa LELLC
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
Publicado em:
27 de julho de 2022
Capa
Capa
Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
1
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218169
Editorial (ENG)
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218187
Apresentação
Apresentação
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215321
Apresentação (CAT)
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Cat.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215345
Apresentação (ESP)
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8228858
Artigos
Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
Fábio Ronne de Santana Lima
10-40
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218209
Internal migrants: the recognition of linguistic variation and intercultural challenges
Fábio Ronne de Santana Lima
10-39
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218229
Corp(o)ralidade dos sentidos: por um ensino da língua com historicidade no Ensino Médio Integrado
Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
41-66
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219326
Cuerp(o)ralidad de los sentidos: por una enseñanza de lengua con historicidad en la Escuela Secundaria Integrada
Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
40-65
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219337
As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês
Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
67-88
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219451
The contemporary family representations and the English textbooks
Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
66-87
O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
89-111
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215401
The World English(es) and linguistic diversity in the English language class: proposal of a didactic activity
Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
88-108
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215454
Práticas de oralidade em língua espanhola: pensando em atividades de entoação a partir de um corpus coloquial e espontâneo
Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
112-138
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215589
Prácticas de oralidad en lengua española: pensando en actividades de entonación a partir de un corpus coloquial y espontáneo
Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
109-136
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215623
A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
139-160
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8221549
La formación del profesor interculturalista de lengua española mediada por el Teletándem
Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
137-157
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8221612
Estratégias metapragmáticas na didatização do conteúdo de variação linguística em videoaula
João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
161-184
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223045
Metapragmatic strategies in the teaching of linguistic variation content in videoclasses
João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
158-180
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223068
Artigos de temas livres
Itinerários formativos na BNCC: sentidos em mídias digitais
Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
185-214
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219488
Formative Itineraries in the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC): meanings in digital media
Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
181-209
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219507
Sobre a legitimação de uma norma padrão da língua portuguesa no Brasil
Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
215-234
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219522
Zur Legitimierung einer Standardnorm für die portugiesische Sprache in Brasilien
Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
210-230
Ale.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219528
Há controvérsias! O estatuto fonológico das vogais nasais e a sua discussão na literatura
Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
235-263
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215646
There are controversies! The phonological status of nasal vowels and their discussion in the literature
Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
231-259
Eng.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215691
As representações de Ariel e Caliban na literatura ultrarromântica de Álvarez de Azevedo: a construção da binomia em Lira dos vinte anos
Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
264-284
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223085
Las representaciones de Ariel y Calibán en la literatura ultra romántica de Álvarez de Azevedo: la construcción del binomio en Lira de los veinte años
Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
260-282
Esp.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223108
Ensaios
Descentralizando concepções de letramento: refletindo sobre as noções de meritocracia e privilégios a partir dos estudos da linguagem
Bianca Alencar Vellasco
286-295
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215722
Entrevistas
Muito além da Floresta: Entrevista com Márcia Wayna Kambeba
Maria José Pereira da Silva, Eliane Cristina Testa
296-301
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223115
Produção Artística
Memórias morroquianas
José do Carmo da Silva
302-303
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219534
No Palácio de Lótus
Higor Lima da Silva
304-305
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215472
Todos os dias
Tania Angelita Iora Guesser
306-307
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215494
Quem é você na hora da gira?
Alexandre César Mendes Araújo
308-310
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223126
Memórias da violência
Ligia Vanessa Penha Oliveira
311-313
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223133
Colaboradores
Organização e colaboradores
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
314-322
Port.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223136
Palavras-chave
Links
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Mais lidos na última semana
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
19
“O mistério de Marie Rogêt”, de Edgar Allan Poe: a linguagem e a representação da mulher
13
Drag language translation on RuPaul’s Drag Race: a study on representation through subtitles
12
Aplicativos e jogos digitais no processo de alfabetização escolar
12
A BNCC e o desaparecimento da língua francesa na educação básica brasileira
11
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: