Descentralizando concepções de letramento: refletindo sobre as noções de meritocracia e privilégios a partir dos estudos da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8215722
Palavras-chave: Modelos de letramento, Meritocracia, Privilégios

Resumo

Este ensaio é uma tentativa de descentralizar epistemologicamente a concepção de letramento a partir da apresentação de uma visão contra-hegemônica deste conceito conectado a duas noções sociais: a de meritocracia e a de privilégios. O objetivo foi produzir uma reflexão que explicite a relação existente entre a superação da magicização da palavra escrita (Freire, 1986) e a ruptura de uma visão fatalista das estruturas sociais. Entre os resultados, destaca-se que a noção de modelo autônomo de letramento se conectaria à noção de meritocracia, e que a noção de modelo ideológico de letramento se conectaria à noção de privilégios. As noções de meritocracia e de privilégios funcionaram aqui como sintomas sociais que, em alguma medida, relacionam-se com as concepções de linguagem que nos perpassam e também como um reflexo de como as ideologias linguísticas que reproduzimos e carregamos representam e orientam a forma como nos relacionamos em nossas práticas sociais.

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Biografia do Autor

Bianca Alencar Vellasco, niversidade Federal de Goiás

Doutoranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Estudos de Língua e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás (2019). Licenciada em Letras -Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2016), com especialização em Linguagens e Educação Escolar (2018), ambas pela Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Letras e Linguística,

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Publicado em

27 de julho de 2022

Como Citar

VELLASCO, B. A. . Descentralizando concepções de letramento: refletindo sobre as noções de meritocracia e privilégios a partir dos estudos da linguagem. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 286–295, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8215722. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/947. Acesso em: 22 jul. 2024.

Seção

Ensaios