Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8152338
Palabras clave: Contexto, Livro didático, Sociocognição

Resumen

Tomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção(re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação socialespecífica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK,2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto ecompreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de EnsinoFundamental anos finais. Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores doslivros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s)discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos acoleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerarque a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo decompreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de contexto ativados e oprocesso de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian Noemia Torres de Melo Guimarães, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus de Serra Talhada, doutora em
Linguística e atua nas áreas de Análise Crítica do Discurso e Linguística Aplicada.

Citas

DELL`ISOLA, R. L. P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

FALCONE, F. Discurso e Cognição. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística. 2012. p.264-284. Disponível em: http://www.revistaeutomia.com.br/v2/wp-content/uploads/2012/08/Discurso-e-cogni%C3%A7%C3%A3o_p.264-2841.pdf Acesso em 10 de dez. de 2013.

JURADO, S. G. de O. G. 2003. Leitura e letramento escolar no ensino médio: um estudo exploratório. 175f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2003.

KOCH, I; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

KOCH, I; CUNHA-LIMA, M. L. Do Cognitivismo ao Sociognitivismo. In. MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Org). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos, vol.3, 2.ed. São Paulo: Cortez. 2005. p. 251-300.

KOCH, I; BENTES, A. C.; MORATO, E. Ainda o contexto: algumas considerações sobre as relações entre contexto, cognição e práticas sociais na obra de Teun van Dijk. ALED 11 (1), 2011, p. 79-91.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, 1996, v. 16, no 69. p. 3-9.

LAKOFF, G. Women, fire, and dangerous things. What categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

MARCUSHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

MARCUSHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

VAN DIJK, T. A. Conferencia 3. Estructura Discursiva y Cognición Social. In: Cuadernos. n.2, año 2. Octubre de 1994. Maestría en Lingüística. Escuela de Ciencia del Lenguaje y Literaturas. 1994, p.54-92. Disponível em: http://www.discursos.org/Art/Discurso,%20poder%20y%20cognici%F3n%20social.pdf. Acesso em: 06 jun 2014.

VAN DIJK, T. A. Algunos princípios de uma teoría del contexto. In: ALED, Revista latinoamerica de estúdios del discurso, Caracas, 2001, n. 1, v. 1, p.69-81.

VAN DIJK, T. A. Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva. Trad. ILARI, R. São Paulo: Contexto, 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

octubre 12, 2022

Cómo citar

GUIMARÃES, L. N. T. de M. Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 10–34, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8152338. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/885. Acesso em: 25 may. 2024.

Sección

Articulos