Contexto sob o viés da Sociocognição em livros didáticos de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8152338Abstract
Tomando por base os pressupostos teóricos da Sociocognição, contexto constitui-se em uma construção(re)elaborada entre os participantes de uma interação a partir de variados elementos em uma situação socialespecífica que os interlocutores tomam como relevantes para a compreensão e produção de discursos (VAN DIJK,2012). A partir disso, o artigo tem por objetivo geral averiguar a relação que se estabelece entre contexto ecompreensão nas seções de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de EnsinoFundamental anos finais. Especificamente, pretendemos elencar os modelos de contexto ativados pelos autores doslivros didáticos através do trabalho realizado na seção de abertura das unidades, com o intuito de entender o(s)discurso(s) que essas obras revelam para os alunos sobre o tema adolescentes. Como metodologia, analisamos acoleção Vontade de Saber Português aprovada pelo PNLD (2014). Os resultados gerais levaram-nos a considerarque a coleção analisada procurou adotar estratégias que tentassem colocar em cena um leitor ativo no processo decompreensão. Tais estratégias indicaram a relação intrínseca existente entre os modelos de contexto ativados e oprocesso de compreensão discursiva acerca da temática trabalhada na unidade.
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