Descentralizando concepções de letramento: refletindo sobre as noções de meritocracia e privilégios a partir dos estudos da linguagem
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215722Résumé
Este ensaio é uma tentativa de descentralizar epistemologicamente a concepção de letramento a partir da apresentação de uma visão contra-hegemônica deste conceito conectado a duas noções sociais: a de meritocracia e a de privilégios. O objetivo foi produzir uma reflexão que explicite a relação existente entre a superação da magicização da palavra escrita (Freire, 1986) e a ruptura de uma visão fatalista das estruturas sociais. Entre os resultados, destaca-se que a noção de modelo autônomo de letramento se conectaria à noção de meritocracia, e que a noção de modelo ideológico de letramento se conectaria à noção de privilégios. As noções de meritocracia e de privilégios funcionaram aqui como sintomas sociais que, em alguma medida, relacionam-se com as concepções de linguagem que nos perpassam e também como um reflexo de como as ideologias linguísticas que reproduzimos e carregamos representam e orientam a forma como nos relacionamos em nossas práticas sociais.
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