TikTok: possibilidades de gestos críticos no ambiente virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8169859
Palavras-chave: Discurso digital, Posicionamento crítico, TikTok

Resumo

Ao navegarem nos espaços digitais, os sujeitos não recebem passivamente as informações. Eles têm, com considerável facilidade, o papel de escrileitor, conforme proposto por Paveau (2021) - leem e escrevem sobre o queestá em circulação. Tal conjuntura permite a determinados teóricos defenderem a indissociabilidade entre as açõessociais do homem e a máquina atualmente. Por essa via, diversificadas plataformas populares, como o TikTok, mídia social chinesa, permitem, com seus recursos tecnológicos, a criação e circulação de práticas de linguagens quefomentam o debate de diversos temas e marcam posições ideológicas, num percurso de escrileitura. À vista disso,esta pesquisa objetiva refletir de que modo os discursos presentes nesse ambiente virtual instigam e contribuem para(des)construção de posicionamentos ideológicos, em cadeias discursivas. Sendo assim, nos apoiando numa fundamentação teórica composta por noções da análise dialógica do discurso, análise do discurso digital e da perspectiva de letramento crítico, analisamos posicionamentos em processos enunciativo-discursivos de postagenssobre dois temas recorrentes e seus comentários. A partir disso, compreendemos que, ao se constituir em arenadiscursiva, o TikTok corrobora para discursos performativos acerca de fatos e temas sociais, o que abre espaço paraque interlocutores, em seus papéis ativos-responsivos, efetuem o processo de letramento crítico para ratificação erefutação de ideias, um traço do escrileitor, em seus movimentos enunciativos multissemióticos.

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Biografia do Autor

Sônia Virginia Martins Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professeure au Département des Lettres de l'UFPE et au Programme Supérieur de Lettres de l'UFPE.

Everton Henrique Souza da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Étudiant en Lettres - Portugais / Diplôme de l'Université Fédérale de Pernambuco.

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Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

PEREIRA, S. V. M.; SILVA, E. H. S. da. TikTok: possibilidades de gestos críticos no ambiente virtual. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 183–204, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8169859. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/910. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Artigos