TikTok: possibilidades de gestos críticos no ambiente virtual
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8169859Resumo
Ao navegarem nos espaços digitais, os sujeitos não recebem passivamente as informações. Eles têm, com considerável facilidade, o papel de escrileitor, conforme proposto por Paveau (2021) - leem e escrevem sobre o queestá em circulação. Tal conjuntura permite a determinados teóricos defenderem a indissociabilidade entre as açõessociais do homem e a máquina atualmente. Por essa via, diversificadas plataformas populares, como o TikTok, mídia social chinesa, permitem, com seus recursos tecnológicos, a criação e circulação de práticas de linguagens quefomentam o debate de diversos temas e marcam posições ideológicas, num percurso de escrileitura. À vista disso,esta pesquisa objetiva refletir de que modo os discursos presentes nesse ambiente virtual instigam e contribuem para(des)construção de posicionamentos ideológicos, em cadeias discursivas. Sendo assim, nos apoiando numa fundamentação teórica composta por noções da análise dialógica do discurso, análise do discurso digital e da perspectiva de letramento crítico, analisamos posicionamentos em processos enunciativo-discursivos de postagenssobre dois temas recorrentes e seus comentários. A partir disso, compreendemos que, ao se constituir em arenadiscursiva, o TikTok corrobora para discursos performativos acerca de fatos e temas sociais, o que abre espaço paraque interlocutores, em seus papéis ativos-responsivos, efetuem o processo de letramento crítico para ratificação erefutação de ideias, um traço do escrileitor, em seus movimentos enunciativos multissemióticos.
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