TikTok: possibilidades de gestos críticos no ambiente virtual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8169859
Palabras clave: Discurso digital, Posicionamento crítico, TikTok

Resumen

Ao navegarem nos espaços digitais, os sujeitos não recebem passivamente as informações. Eles têm, com considerável facilidade, o papel de escrileitor, conforme proposto por Paveau (2021) - leem e escrevem sobre o queestá em circulação. Tal conjuntura permite a determinados teóricos defenderem a indissociabilidade entre as açõessociais do homem e a máquina atualmente. Por essa via, diversificadas plataformas populares, como o TikTok, mídia social chinesa, permitem, com seus recursos tecnológicos, a criação e circulação de práticas de linguagens quefomentam o debate de diversos temas e marcam posições ideológicas, num percurso de escrileitura. À vista disso,esta pesquisa objetiva refletir de que modo os discursos presentes nesse ambiente virtual instigam e contribuem para(des)construção de posicionamentos ideológicos, em cadeias discursivas. Sendo assim, nos apoiando numa fundamentação teórica composta por noções da análise dialógica do discurso, análise do discurso digital e da perspectiva de letramento crítico, analisamos posicionamentos em processos enunciativo-discursivos de postagenssobre dois temas recorrentes e seus comentários. A partir disso, compreendemos que, ao se constituir em arenadiscursiva, o TikTok corrobora para discursos performativos acerca de fatos e temas sociais, o que abre espaço paraque interlocutores, em seus papéis ativos-responsivos, efetuem o processo de letramento crítico para ratificação erefutação de ideias, um traço do escrileitor, em seus movimentos enunciativos multissemióticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sônia Virginia Martins Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professeure au Département des Lettres de l'UFPE et au Programme Supérieur de Lettres de l'UFPE.

Everton Henrique Souza da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Étudiant en Lettres - Portugais / Diplôme de l'Université Fédérale de Pernambuco.

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-1953].

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARIN, Claudia Smaniotto; ELLENSOHN, Ricardo Machado; SILVA, Marcelo Freitas. O uso do TikTok no contexto educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/110306. Acesso em: 28 fev. 2022.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. Revista (con)textos linguísticos, Vitória, v. 13, n. 25, p. 25-39, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27888/18773. Acesso em: 28 fev. 2022.

DIAS, Cristiane. A análise do discurso digital: um campo de questões. Redisco, Vitória da Conquista, v. 10, n. 2, 2016, p. 8-20. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2515. Acesso em: 06 jun. 2022.

ELIAS, Vanda. Hipertexto e leitura: como o leitor constrói a coerência? In: CABRAL, Ana Lúcia MINEL, Jean-Luc; MARQUESI, Sueli Cristina (org.). Leitura, escrita e tecnologias da informação. São Paulo: Terracota, 2015.

FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2018. p. 161-193.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GOMES, Andreza Kaisa dos Santos; SILVA, Everton Henrique Souza. Experiência de monitoria remota: uma análise sobre o letramento digital. Ao Pé da Letra, Recife, v. 23, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/251222. Acesso em: 28 ago. 2022.

HOOKS, Bell. Abraçar a mudança: o ensino num mundo multicultural. In: HOOKS, Bell. Ensinand a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013. p. 51-63.

JANKS, Hilary. A importância do letramento crítico. Tradução de Mila Soares Souza. Letras & Letras, Uberlândia, v. 34, n. 1, p. 15-27, 2 jul. 2018. Disponível em:

https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/42961. Acesso em: 28 fev. 2022.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. O texto na linguística textual. In: BATISTA, Ronaldo de Oliveira (org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 31-44.

LETRAMENTOS digitais (minicurso - aula 1). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (12 min). Publicado pelo canal Parábola Editorial. Disponível em: https://youtu.be/ga6lqA8yiDs. Acesso em: 26 fev. 2021.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOLINARI, Clara Moreira. Pandemia de (des)informações: um estudo discursivo das fake news sobre a COVID-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/213978. Acesso em: 28 fev. 2022.

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. TikTok como suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, [s. l.], v. 1, n. 2, mar./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/30795. Acesso em: 28 fev. 2022.

OSTROVSKY, Adam; CHEN, Joshua. TikTok and its role in COVID-19 information propagation. Journal of Adolescent Health, [s. l.], v. 67, aug. 2020. Disponível em:

https://www.jahonline.org/article/S1054-139X(20)30459-6/fulltext. Acesso em: 28 fev. 2022.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital. Tradução de Julia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. São Paulo: Pontes, 2021.

PAVEAU, Marie-Anne. Genre de discours et technologie. Pratiques, Français, n. 157-158, p. 7-30, juin. 2013.

PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Júlio. O hipertexto na linguística: origem, concepções e contribuições para a área. In: LIMA, Álisson Hudson Veras; SOARES, Maria Elias; CAVALCANTE, Sávio André de Souza (org.). Linguística geral: os conceitos que todos precisam saber. São Paulo:

Pimenta Cultural, 2020. E-book (291 p.). p. 185-215. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/linguistica-geral-3. Acesso em: 28 fev. 2022.

REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; MACHADO, Paulo Henrique; ROHLING, Nívea. Discursividades sobre identidade, sexualidade e feminismo em redes sociais. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/1806-9584-2020v28n260375. Acesso em: 28

fev. 2022.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SANTIAGO, Leiliane Nogueira. Letramento crítico multimodal no ensino de Língua Portuguesa a partir de tiras. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio rande do Norte, Mossoró, 2020.

VARGAS, Júlia; CARVALHO, Flora Villas. "Oi, beninas": analisando as vlogueiras mais famosas o Brasil a partir de uma abordagem feminista e interseccional. Áskesis, São Carlos, v. 9, n. 2, p.137-161, jul./dez. 2020. Disponível em:https://www.revistaaskesis.ufscar.br/index.php/askesis/article/view/612. Acesso em: 28 fev. 2022.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2021 [1929].

XAVIER, Antonio Carlos. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. 2002. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2002.

XAVIER, Antonio Carlos. A dança das linguagens na web: critérios para definição de hipertexto.In: CRISTÓFARO-SILVA, Thaïs; MELLO, Heliana (org.). Conferências do V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2007. p. 199-210.

Publicado

octubre 12, 2022

Cómo citar

PEREIRA, S. V. M.; SILVA, E. H. S. da. TikTok: possibilidades de gestos críticos no ambiente virtual. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 183–204, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8169859. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/910. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Articulos