Portal do Governo Brasileiro
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Edição Atual
Edições Anteriores
Submissões e normas
Dados institucionais
Contact
Editorial Team
Notícias
Sobre
About the Journal
Ethics Policy
Focus and Scope
Formulário de avaliação
Privacy Statement
Grupo de pesquisa LELLC
Search
Portal de Periódicos
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula
Published:
July 27, 2022
Capa
Capa
Vânia Sueli Guimarães Rocha, Maria Rennally Soares da Silva
1
Editorial
Editorial
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218169
Editorial (ENG)
Josilene Pinheiro-Mariz, Maria Rennally Soares da Silva
2-3
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218187
Apresentação
Apresentação
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215321
Apresentação (CAT)
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Cat. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215345
Apresentação (ESP)
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
4-9
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8228858
Articles
Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
Fábio Ronne de Santana Lima
10-40
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218209
Internal migrants: the recognition of linguistic variation and intercultural challenges
Fábio Ronne de Santana Lima
10-39
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8218229
Corp(o)ralidade dos sentidos: por um ensino da língua com historicidade no Ensino Médio Integrado
Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
41-66
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219326
Cuerp(o)ralidad de los sentidos: por una enseñanza de lengua con historicidad en la Escuela Secundaria Integrada
Viviane dos Ramos Soares, Jonathan Ribeiro Farias de Moura
40-65
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219337
As representações familiares contemporâneas e o livro didático de inglês
Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
67-88
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219451
The contemporary family representations and the English textbooks
Agnaldo Pedro Santos Filho, Eduardo Ferreira dos Santos, Dannuza Labanca Brandão Visintainer
66-87
O(s) World English(es) e a diversidade linguística na aula de língua inglesa: proposta de atividade didática
Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
89-111
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215401
The World English(es) and linguistic diversity in the English language class: proposal of a didactic activity
Altair dos Santos Bernardo Júnior, Fernanda Henriques Dias
88-108
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215454
Práticas de oralidade em língua espanhola: pensando em atividades de entoação a partir de um corpus coloquial e espontâneo
Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
112-138
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215589
Prácticas de oralidad en lengua española: pensando en actividades de entonación a partir de un corpus coloquial y espontáneo
Mayra Suézia Oliveira dos Santos, Carolina Gomes da Silva
109-136
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215623
A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
139-160
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8221549
La formación del profesor interculturalista de lengua española mediada por el Teletándem
Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
137-157
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8221612
Estratégias metapragmáticas na didatização do conteúdo de variação linguística em videoaula
João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
161-184
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223045
Metapragmatic strategies in the teaching of linguistic variation content in videoclasses
João Vitor Bezerra Laurentino, Williany Miranda da Silva
158-180
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223068
Artigos de temas livres
Itinerários formativos na BNCC: sentidos em mídias digitais
Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
185-214
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219488
Formative Itineraries in the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC): meanings in digital media
Aline Maria dos Santos Pereira, Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes
181-209
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219507
Sobre a legitimação de uma norma padrão da língua portuguesa no Brasil
Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
215-234
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219522
Zur Legitimierung einer Standardnorm für die portugiesische Sprache in Brasilien
Margarete Von Muhlen Poll, Alexandre Macedo Pereira
210-230
Ale. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219528
Há controvérsias! O estatuto fonológico das vogais nasais e a sua discussão na literatura
Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
235-263
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215646
There are controversies! The phonological status of nasal vowels and their discussion in the literature
Bruna Teixeira Correa, Giovana Ferreira Gonçalves, Izabel Christine Seara
231-259
Eng. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215691
As representações de Ariel e Caliban na literatura ultrarromântica de Álvarez de Azevedo: a construção da binomia em Lira dos vinte anos
Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
264-284
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223085
Las representaciones de Ariel y Calibán en la literatura ultra romántica de Álvarez de Azevedo: la construcción del binomio en Lira de los veinte años
Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Diógenes Buenos Aires Carvalho
260-282
Esp. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223108
Ensaios
Descentralizando concepções de letramento: refletindo sobre as noções de meritocracia e privilégios a partir dos estudos da linguagem
Bianca Alencar Vellasco
286-295
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215722
Entrevistas
Muito além da Floresta: Entrevista com Márcia Wayna Kambeba
Maria José Pereira da Silva, Eliane Cristina Testa
296-301
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223115
Produção Artística
Memórias morroquianas
José do Carmo da Silva
302-303
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8219534
No Palácio de Lótus
Higor Lima da Silva
304-305
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215472
Todos os dias
Tania Angelita Iora Guesser
306-307
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8215494
Quem é você na hora da gira?
Alexandre César Mendes Araújo
308-310
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223126
Memórias da violência
Ligia Vanessa Penha Oliveira
311-313
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223133
Colaboradores
Organização e colaboradores
Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Margarita Isabel Asensio Pastor, Moisés Llopis i Alarcón
314-322
Port. (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8223136
Keywords
Links
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (France)
Block title
Uma análise do conto "A caçada", de Lygia Fagundes Telles: Busca de identidade, esquecimento e morte
16
Poesia cantada: encontros e entrelaçamentos, do livro ao videoclipe e vice-versa
14
Retomando o estudo do resumo: conceito, classificação e apresentação
13
Linguagem, racismo, poder e carnavalização: uma análise dialógica de charges
11
“O mistério de Marie Rogêt”, de Edgar Allan Poe: a linguagem e a representação da mulher
8
Indexadores
Indexadores:
Redes sociais da RLR:
Visitantes da RLR no mundo: