Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8218209
Palabras clave: Variação linguística, Educação intercultura, Migração interna

Resumen

Este artigo apresenta o reconhecimento da variação linguística por estudantes migrantes em regiões com fluxo migratório interno, especialmente nas cidades de Juazeiro/BA e de Petrolina/PE, no Semiárido Brasileiro. Buscou-se identificar o entendimento dos tipos e níveis de variação linguística pelos migrantes internos em contexto escolar, analisar a relação intercultural entre as variedades do Português Brasileiro pelos estudantes migrantes e apontar a resistência do preconceito linguístico nesses sujeitos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, guiada pela Sociolinguística educacional e foi desenvolvida em duas escolas estaduais no Semiárido Brasileiro. Os dados de análise foram gerados por meio de observação direta, de questionários e de grupos focais que foram entrecruzados e analisados pela triangulação de métodos. Os resultados mostram que nesse contexto a percepção da variação diatópica no nível fonético-fonológico é relevante; entretanto, a abordagem intercultural entre as variedades do português é uma realidade distante, o que induz e estimula o preconceito linguístico entre eles.

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Biografía del autor/a

Fábio Ronne de Santana Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e professor da Educação Básica pelo Governo do Estado da Bahia. Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem interesse nas seguintes áreas: Dialetologia, Sociolinguística variacionista, Sociolinguística educacional, ensino de gramática, interculturalidade e migração interna.

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Publicado

julio 27, 2022

Cómo citar

LIMA, F. R. de S. Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 10–40, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8218209. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/932. Acesso em: 25 may. 2024.

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