As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
Palavras-chave: Multiletramentos; Tecnologias digitais; Gêneros textuais; Ensino.

Resumo

Compartilhando das reflexões de Marcuschi (2002), Rojo ( 2013, 2012), Lemke (2010),entre outros acerca da  relevância da Pedagogia dos Multiletramentos, e das Tecnologias Digitais  o referido artigo, objetiva apresentar reflexões teóricas acerca desta perspectiva multimodal e os seus pressupostos para o ensino de língua portuguesa. Os multiletramentos e as tecnologias digitais exprimem um dos desafios para os programas de pós-graduação stricto sensu do país, bem como para a prática cotidiana dos professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na área da Linguística Aplicada em aportes teóricos de estudiosos que vem discutindo apontando desafios e contribuições dos multiletramentos e das tecnologias digitais. O estudo assinala para a alternativa  de cada vez mais redimensionar o currículo dos contextos educacionais  a incorporar dos multiletramentos aliados aos artifícios  digitais com o fito de  refletir sobre as percepções de linguagem em tempos modernos e as exigências emergentes.

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Biografia do Autor

Neide Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS

Pesquisadora Sênior do Programa de Mestrado Profissional em Letras–PROFLETRAS, e do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados /Campo Grande. Coordenadora do projeto de Pesquisa: (Multi) Letramentos e Os Gêneros Textuais e/Ou Discursivos: Contribuições para o Ensino e Aprendizagem de Línguas em Tempos Digitais (Propp/UEMS). 

Alessandra Risalde Dias , Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS/Dourados/Campo Grande

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande); Professora da rede pública de ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8318801322371234.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6317-4292   E-mail: alessandrarisaldedias@gmail.com 

Rosely Brum Ojeda , Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS/Dourados/Campo Grande

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande); Professora da rede pública de ensino. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8982168049959084ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4549-3633  E-mail: rosybrumojeda@gmail.com

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Publicado em

31 de agosto de 2023

Como Citar

TENO, N. A. C.; DIAS , A. R. .; OJEDA , R. B. . As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 127–139, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302209. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/469. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação