As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209Résumé
Compartilhando das reflexões de Marcuschi (2002), Rojo ( 2013, 2012), Lemke (2010),entre outros acerca da relevância da Pedagogia dos Multiletramentos, e das Tecnologias Digitais o referido artigo, objetiva apresentar reflexões teóricas acerca desta perspectiva multimodal e os seus pressupostos para o ensino de língua portuguesa. Os multiletramentos e as tecnologias digitais exprimem um dos desafios para os programas de pós-graduação stricto sensu do país, bem como para a prática cotidiana dos professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na área da Linguística Aplicada em aportes teóricos de estudiosos que vem discutindo apontando desafios e contribuições dos multiletramentos e das tecnologias digitais. O estudo assinala para a alternativa de cada vez mais redimensionar o currículo dos contextos educacionais a incorporar dos multiletramentos aliados aos artifícios digitais com o fito de refletir sobre as percepções de linguagem em tempos modernos e as exigências emergentes.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail Os gêneros do discurso. In: ECO, BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 279-326
BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. Tese de Doutorado. CAC, UFPE, Recife: O autor, 2006.
BONINI, Adair . Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. D.E.L.T.A., v. 19, n. 1, p. 65-89, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4450&lng=pt&nrm=iso.
BONINI, Adair. Gêneros Textuais/Discurso: o conceito e o fenômeno. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; NASCIMENTO, Elvira Lopes (org.). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Moriá, 2004. p. 03-17
BONINI, Adair. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. RBLA , Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2012.
COSCARELLI, Carla Viana ; RIBEIRO, Ana Eliza. (Orgs.). Letramento digital. Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
GRUPO DE NOVA LONDRES. A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, Bill ; KALANTZIS, Mary. (Eds.) Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000 [1996].
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; FERREIRA, Márcia, H. M. Alfabetização e Letramento em contextos digitais: Pressupostos de avaliação aplicados ao software Hagá Quê - In: RIBEIRO, Ana Elisa , VILELA, Ana Maria Nápoles, SOBRINHO, Jerônimo Coura , SILVA, Rogério Barbosa da. (Orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Editora Peirópolis. 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: a grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Campinas. v. 49, n. 2, Dec. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009. Acesso 2022.
MARCUSCHI, Luiz. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Universidade Federal de Pernambuco. Texto da Conferência pronunciada na 50ª Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25 de maio de 2002
MARCUSCHI, Luiz. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna. Raquel. BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros textuais & Ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 19-36.
MARCUSCHI, Luiz. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.
MARCUSCHI, Luiz. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial,2008.
PINHEIRO, Rita Cassia Machado. A produção escrita na escola: o computador como ferramenta pedagógica. In: ARAÚJO, Júlio Cesar e DIEB, Messias. (orgs). Linguagem e Educação: fios que se entrecruzam na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SIMÕES, Alex Caldas. A configuração de gêneros multimodais: um estudo sobre a relação gênero-suporte nos gêneros discursivos tira cômica, cartum, charge e caricatura. Dissertação de Mestrado, DLA – UFV: 2010.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
PONTARA, Claudia Lopes, & CRISTOVÃO, Vera Lucia. Lopes. Gramática/análise linguística no ensino de inglês (língua estrangeira) por meio de sequência didática: uma análise parcial. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 33(3).2017 .
TÁVORA, Antonio Duarte Fernandes. Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais. Tese de doutorado. Fortaleza: UFC, 2008.
RIBEIRO, Ana Elisa F. Navegar lendo, ler navegando: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornais. 2008. 243f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Belo Horizonte.
RIBEIRO, Ana Elisa ; NOVAIS, Ana Elisa Costa (Orgs.) Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2014.
RIBEIRO, Ana Elisa F. Tecnologias na educação: questões e desafios para a produção de sentidos. Revista Práticas de Linguagem, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, v. 4, n. 2, p. 152-158, jul./dez. 2014.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (org.). Escola@ conect@d@: Multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
SILVA, Obdália Santana Ferraz . (Org.). Educação,(Multi)letramentos, e Tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2019, v. 1, p. 39-49.
STREET, Brian Vicent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
XAVIER, Antonio Carlos Santos. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, Cami Ferraz; MENDONÇA, Marcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 133-148.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.