As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8302209
Mots-clés : Multiletramentos; Tecnologias digitais; Gêneros textuais; Ensino.

Résumé

Compartilhando das reflexões de Marcuschi (2002), Rojo ( 2013, 2012), Lemke (2010),entre outros acerca da  relevância da Pedagogia dos Multiletramentos, e das Tecnologias Digitais  o referido artigo, objetiva apresentar reflexões teóricas acerca desta perspectiva multimodal e os seus pressupostos para o ensino de língua portuguesa. Os multiletramentos e as tecnologias digitais exprimem um dos desafios para os programas de pós-graduação stricto sensu do país, bem como para a prática cotidiana dos professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na área da Linguística Aplicada em aportes teóricos de estudiosos que vem discutindo apontando desafios e contribuições dos multiletramentos e das tecnologias digitais. O estudo assinala para a alternativa  de cada vez mais redimensionar o currículo dos contextos educacionais  a incorporar dos multiletramentos aliados aos artifícios  digitais com o fito de  refletir sobre as percepções de linguagem em tempos modernos e as exigências emergentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Neide Araujo Castilho Teno, Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS

Pesquisadora Sênior do Programa de Mestrado Profissional em Letras–PROFLETRAS, e do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Dourados /Campo Grande. Coordenadora do projeto de Pesquisa: (Multi) Letramentos e Os Gêneros Textuais e/Ou Discursivos: Contribuições para o Ensino e Aprendizagem de Línguas em Tempos Digitais (Propp/UEMS). 

Alessandra Risalde Dias , Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS/Dourados/Campo Grande

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande); Professora da rede pública de ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8318801322371234.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6317-4292   E-mail: alessandrarisaldedias@gmail.com 

Rosely Brum Ojeda , Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul - UEMS/Dourados/Campo Grande

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Campo Grande); Professora da rede pública de ensino. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8982168049959084ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4549-3633  E-mail: rosybrumojeda@gmail.com

Références

BAKHTIN, Mikhail Os gêneros do discurso. In: ECO, BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 279-326

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. Tese de Doutorado. CAC, UFPE, Recife: O autor, 2006.

BONINI, Adair . Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. D.E.L.T.A., v. 19, n. 1, p. 65-89, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4450&lng=pt&nrm=iso.

BONINI, Adair. Gêneros Textuais/Discurso: o conceito e o fenômeno. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; NASCIMENTO, Elvira Lopes (org.). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Moriá, 2004. p. 03-17

BONINI, Adair. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. RBLA , Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2 ed. São Paulo: EDUC, 2012.

COSCARELLI, Carla Viana ; RIBEIRO, Ana Eliza. (Orgs.). Letramento digital. Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

GRUPO DE NOVA LONDRES. A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, Bill ; KALANTZIS, Mary. (Eds.) Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000 [1996].

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; FERREIRA, Márcia, H. M. Alfabetização e Letramento em contextos digitais: Pressupostos de avaliação aplicados ao software Hagá Quê - In: RIBEIRO, Ana Elisa , VILELA, Ana Maria Nápoles, SOBRINHO, Jerônimo Coura , SILVA, Rogério Barbosa da. (Orgs.). Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Editora Peirópolis. 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: a grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Campinas. v. 49, n. 2, Dec. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200009. Acesso 2022.

MARCUSCHI, Luiz. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Universidade Federal de Pernambuco. Texto da Conferência pronunciada na 50ª Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25 de maio de 2002

MARCUSCHI, Luiz. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna. Raquel. BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros textuais & Ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 19-36.

MARCUSCHI, Luiz. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Hipertexto e Gêneros Digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.

MARCUSCHI, Luiz. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial,2008.

PINHEIRO, Rita Cassia Machado. A produção escrita na escola: o computador como ferramenta pedagógica. In: ARAÚJO, Júlio Cesar e DIEB, Messias. (orgs). Linguagem e Educação: fios que se entrecruzam na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SIMÕES, Alex Caldas. A configuração de gêneros multimodais: um estudo sobre a relação gênero-suporte nos gêneros discursivos tira cômica, cartum, charge e caricatura. Dissertação de Mestrado, DLA – UFV: 2010.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

PONTARA, Claudia Lopes, & CRISTOVÃO, Vera Lucia. Lopes. Gramática/análise linguística no ensino de inglês (língua estrangeira) por meio de sequência didática: uma análise parcial. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 33(3).2017 .

TÁVORA, Antonio Duarte Fernandes. Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais. Tese de doutorado. Fortaleza: UFC, 2008.

RIBEIRO, Ana Elisa F. Navegar lendo, ler navegando: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornais. 2008. 243f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Belo Horizonte.

RIBEIRO, Ana Elisa ; NOVAIS, Ana Elisa Costa (Orgs.) Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2014.

RIBEIRO, Ana Elisa F. Tecnologias na educação: questões e desafios para a produção de sentidos. Revista Práticas de Linguagem, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, v. 4, n. 2, p. 152-158, jul./dez. 2014.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (org.). Escola@ conect@d@: Multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SILVA, Obdália Santana Ferraz . (Org.). Educação,(Multi)letramentos, e Tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2019, v. 1, p. 39-49.

STREET, Brian Vicent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

XAVIER, Antonio Carlos Santos. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, Cami Ferraz; MENDONÇA, Marcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 133-148.

Publiée

août 31, 2023

Comment citer

TENO, N. A. C.; DIAS , A. R. .; OJEDA , R. B. . As tecnologias digitais e a pedagogia dos multiletramentos: desafios para o ensino dos gêneros textuais. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 2, p. 127–139, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8302209. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/469. Acesso em: 21 nov. 2024.

Rubrique

Ensino de línguas por meio da gamificação: novas perspectivas e inovação