TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas

Autores/as

  • Themis Rondão Barbosa da Costa Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7904924
Palabras clave: Linguística aplicada, Educação linguística, Translinguagem, Justiça social, Decolonialidade

Resumen

A orientação translíngue mostra-se uma mudança paradigmática importante para os estudos da linguagem e educação em linguagem na atualidade. Nesse campo, destaca-se o rompimento com ideias monolíticas, monolíngues e estruturalistas perante o mundo, o sujeito e a linguagem-cultura. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo apresentar os princípios fundantes da translinguagem, a criação de sentidos na perspectiva translíngue e as implicações das vivências translíngues nos processos de ensino e aprendizagem de línguas em perspectiva decolonial. Por fim, teço algumas considerações sobre como as práticas translíngues apontam para o desenvolvimento de uma realidade linguística que, além da flexibilidade dos recursos linguísticos e semióticos para dar sentidos e significados ao mundo, questiona relações de poder e subalternização de saberes, promovendo, assim, a justiça social por meio da educação linguística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Themis Rondão Barbosa da Costa Silva, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente é docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande, e doutoranda em Linguística Aplicada (Unicamp). Atua principalmente nos seguintes temas: translinguagem, educação línguística decolonial, formação de professores de línguas.

Citas

SILVA, Themis Rondão Barbosa da Costa. TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 8-24, abr. 2023.

Publicado

abril 29, 2023

Cómo citar

SILVA, T. R. B. da C. TRANSlanguaging: uma perspectiva decolonial para o ensino de línguas. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 1, p. 8–24, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7904924. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/465. Acesso em: 24 nov. 2024.

Sección

Articulos