Os Capitães da Areia embarcam no Navio Pirata: uma discussão sobre segregação social e espacial em Salvador
a discussion about social and spatial segregation in Salvador.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16734476Palavras-chave:
Salvador, Segregação social e espacial, RepresentaçãoResumo
O presente trabalho elabora um paralelo entre a música Duas cidades (2015) da banda Baiana System e o romance Capitães da Areia (1937) do escritor Jorge Amado, de modo que suscite uma discussão sobre as formas de segregação social e espacial na cidade de Salvador, que são invisibilizadas pela ideia de felicidade que acomete o estado baiano e são hiperbolizadas na capital pelo mercado turístico e carnavalesco. Apoiado nas reflexões sobre representação do historiador Roger Chartier (1990), no conceito de identidade cultural discutido por Stuart Hall (2006), Benedict Anderson (2008) e em escritas sobre a cidade tecidas por Renato Cordeiro Gomes (2008) e Jamile Borges Silva (2020), dentre outras referências, o texto dá relevo a como o mito da democracia racial que estrutura a identidade nacional brasileira e soteropolitana incide nas formulações de uma imagem local que negligencia cuidados aos reais problemas sociais – a exemplo da segregação social e espacial em Salvador. Além da crítica social, o artigo dá relevo, também, à importância das trocas feitas entre a literatura e a história e a seleção de textos distintos em estruturas, mas que podem convergir e ser uma forma de complemento do outro – caso do romance e da música.
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