A representação social sobre o surdo: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8174671
Palavras-chave: Representação Social, Surdo, Cognição, Discurso, Sociedade

Resumo

O objetivo principal desse artigo é analisar a Representação Social (RS) sobre o surdo sob a perspectiva do próprio grupo, ou seja, procuraremos averiguar como os surdos ancoram noções como a deficiência; a normalidade; dentre outras, no processo de categorização de pares. Para tanto, revisaremos a base teórica da Teoria da Representação Social (TRS), desenvolvida por Moscovici, e os conceitos fundamentais das abordagens dos discípulos moscovicianos. Além disso, explicaremos o aparato teórico construído, sob o sustentáculo de insumos teóricos de Moscovici (1978; 2003; 2015) e Doise (2002; 2014; 2015), para dar conta da análise sobre a (re)construção da RS enquanto um processo cognitivo complexo que possui marcas sociais. As análises foram feitas por meio dos discursos de alunos e professores surdos do curso de Letras-Libras da UFPE, colhidos por meio de questionários/ entrevistas. Procuramos, dessa forma, observar a complexa relação entre o sujeito, a cognição e a sociedade. Os resultados também foram analisados com base em Vala (1986; 1997; 1999; 2002; 2004; 2010; 2015a; 2015b) que estabelece parâmetros para novas formas de expressão de preconceito. Chegamos à conclusão de que, embora o elemento que organiza o núcleo central da RS sobre o surdo seja a deficiência, ela é ancorada de maneira peculiar.

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Biografia do Autor

Tayana Dias de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Atualmente é Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Social, Análise Crítica do Discurso e Ensino de Português para surdos como segunda língua. Desenvolve projetos de pesquisa alicerçados na Teoria das Representações Sociais, como: “A Representação Social sobre Surdos na Mídia Digital” – projeto PIBIC.

Kazue Saito Monteiro de Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Professora titular da UFPE, Departamento de Letras, Pós- graduação em Letras e Linguística. É PhD em Language and Linguistics pela University Essex, UK. Dentre as múltiplas atividades, foi membro titular e coordenadora do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística do CNPq, membro titular da Câmara de Pesquisa da FACEPE, Pernambuco, tendo cumprido vários mandatos na Instituição. Foi bolsista PQ 1 do CNPq e assessora da Capes, foi vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso - ALED. Tem experiência nos temas: interação verbal, domínios discursivos, discurso científico e pedagógico, produção textual e ensino, estratégias de (im)politeness.

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Publicado em

12 de outubro de 2022

Como Citar

MENEZES, T. D. de; BARROS, K. S. M. de. A representação social sobre o surdo: um estudo de caso. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 3, p. 405–427, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8174671. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/882. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Artigos