Estrutura e acontecimento no ensino decolonial da língua portuguesa: uma abordagem discursiva
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11362282Resumen
Observamos que, ainda, predomina uma perspectiva descritiva no ensino da língua portuguesa no Brasil, centrada na supervalorização da norma padrão. Compreendemos que tal abordagem possibilita a perpetuação de uma hierarquia entre os diferentes modos de falar existentes no nosso país, produzindo implicações nas questões identitárias dos sujeitos na sua relação com a língua e a sua história. O objetivo deste artigo é destacar como a literatura, em especial a literatura regionalista, pode contribuir para o ensino e aprendizado do português numa perspectiva decolonial. Para isso, filiamo-nos aos princípios teórico-analíticos da Análise do Discurso de vertente materialista, na medida em que nos fornece maiores subsídios para uma reconfiguração das práticas de ensino de língua, tendo a historicidade como sendo elemento fundante. Sob esse viés, apresentamos uma atividade realizada como parte do projeto Literatura para Todos(as), como uma possibilidade de trabalho com uma teoria em prática, com vistas a uma ressignificação dos sujeitos em sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino da língua portuguesa; Decolonialidade; Análise do discurso materialista.
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