Estrutura e acontecimento no ensino decolonial da língua portuguesa: uma abordagem discursiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11362282
Palabras clave: Ensino da língua portuguesa; Decolonialidade; Análise do discurso materialista.

Resumen

Observamos que, ainda, predomina uma perspectiva descritiva no ensino da língua portuguesa no Brasil, centrada na supervalorização da norma padrão. Compreendemos que tal abordagem possibilita a perpetuação de uma hierarquia entre os diferentes modos de falar existentes no nosso país, produzindo implicações nas questões identitárias dos sujeitos na sua relação com a língua e a sua história. O objetivo deste artigo é destacar como a literatura, em especial a literatura regionalista, pode contribuir para o ensino e aprendizado do português numa perspectiva decolonial. Para isso, filiamo-nos aos princípios teórico-analíticos da Análise do Discurso de vertente materialista, na medida em que nos fornece maiores subsídios para uma reconfiguração das práticas de ensino de língua, tendo a historicidade como sendo elemento fundante. Sob esse viés, apresentamos uma atividade realizada como parte do projeto Literatura para Todos(as), como uma possibilidade de trabalho com uma teoria em prática, com vistas a uma ressignificação dos sujeitos em sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino da língua portuguesa; Decolonialidade; Análise do discurso materialista.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Daróz, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorado em Estudos de Linguagem (UFF), com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III. Pós doutorado em Análise do discurso (USP). Professora/Pesquisadora na Universidade Católica de Pernambuco. Realiza pesquisas centradas na abordagem da Análise do discurso materialista, com ênfase na relação sujeito e língua, e o feminino no entrelaçamento entre história e memória.

 

Kauan Santos, Universidade Católica de Pernambuco

Graduando em Letras (Português/Inglês), Licenciatura plena, na Universidade Católica de Pernambuco.

Citas

DARÓZ, E. P.; AZEVEDO, N. P. G. Língua falada e (ou) língua escrita? A BNCC e o ensino de língua portuguesa sob uma análise discursiva. Revista Periferia. v. 15. Disponível em < https://www.e-publicacoes.uerj.br/periferia/issue/view/2885> Acesso em 25 fev 2023.

GADET, F.; PÊCHEUX, M. A língua inatingível: o discurso na história da linguística. In: DARÓZ, E. P. Do silêncio ao eco: uma análise dos dizeres sobre a língua inglesa e o seu ensino que ressoam no discurso do aluno. Tese de doutoramento. Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Universidade Federal Fluminense. Niterói: EDUFF, 2017. 197 pp.

GUIMARÃES, E. R. J. Política de línguas na linguística brasileira. In: ORLANDI, E. P. (org). Política linguística no Brasil. Campinas: Pontes, 2007.

GUIMARÃES, E. R. J. Enunciação e política de línguas no Brasil. 2000. Disponível em file:///C:/Users/user/Downloads/Gumar%C3%A3es+-+pol%C3%ADtico%20(4).pdf. Acesso em 10 out. 2016.

LE GOFF, J. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MARIANI, B. C. S. Colonização linguística: línguas, política e religião no Brasil (séculos XVI a XVIII) e nos Estados Unidos da América (século XVIII). Campinas: Pontes, 2004.

MELMAN, C. Imigrantes: incidências subjetivas das mudanças de língua e país. São Paulo: Escuta, 1992.

PÊCHEUX, M; FUCHS, C. A Propósito da Análise Automática do Discurso: Atualização e Perspectivas. In: In: GADET, F.; HAK, T.(org). Por uma análise automática do discurso. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988 [1975].

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1997 [1969].

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990 [1983].

SAUSSURE, F. Cours de linguistique générale. Paris: Grand Bibliothèque Payot, Paris VI, 1967.

Publicado

junio 4, 2024

Cómo citar

DARÓZ, E.; SANTOS, K. Estrutura e acontecimento no ensino decolonial da língua portuguesa: uma abordagem discursiva. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. e2304, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11362282. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2304. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

n. 2 - 2024 - Dossiê: Língua falada e/ou escrita? Reflexões sobre aquisição e o ensino de língua portuguesa em uma perspectiva decolonial