A poesia de Márcia Kambeba e sua recepção no contexto escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10439340
Palabras clave: 18th and 19th centuries

Resumen

Em pleno século XXI, a ausência de conhecimento sobre os povos originários em sala de aula ainda é um mobilizador do preconceito, da falta de respeito e escassez do reconhecimento da cultura dos ancestrais. Para muitos, persiste a imagem do estereótipo indígena que foi retratado desde a época colonial, por isso, é essencial desmistificar esta imagem levando para as escolas a cultura indígena através da literatura escrita pelos próprios nativos. O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção da poetisa indígena Márcia Kambeba, bem como apresentar uma vivência com alguns de seus poemas no contexto escolar. Desta forma, apontamos um caminho para o atendimento da lei federal nº 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da cultura dos povos originários na escola. Nosso trabalho fundamenta-se em Gomes (2012), Silva (2012), Graúna (2013), Silva (2014), Potiguara (2019), Bergamaschi (2012), entre outros. A experiência de leitura da poesia indígena em sala de aula favoreceu uma mudança na visão dos alunos sobre os povos originários. Houve um reconhecimento de visões preconceituosas que circulam, bem como um maior interesse pelas diversas manifestações culturais dos indígenas brasileiros.

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Biografía del autor/a

Catharie, UFCG

Catharie Brandão de Souza é natural de Feira de Santana-BA, professora de Língua Portuguesa. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE-UFCG (2021); Especialista em Educação Infantil e Alfabetização (2022); Graduada em Letras/Português pela UFCG (2018); Graduanda em Pedagogia na faculdade Unifatecie (2023). Atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio na Educação Básica no Estado da Paraíba em linguística e literatura (2018-2022).

José Pinheiro, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras pelas Faculdades Integradas de Uberaba (1983),
Mestre em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992),
Doutor em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000),
Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).

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Publicado

diciembre 30, 2023

Cómo citar

CATHARIE BRANDÃO DE; PINHEIRO, J. . A poesia de Márcia Kambeba e sua recepção no contexto escolar . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 181–197, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10439340. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2128. Acesso em: 3 jul. 2024.

Sección

Artigos de temas livres