Transdisciplinaridade e Dialogismo como fundamentos na ação docente: uma proposta para aula de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10436205
Palavras-chave: Transdisciplinaridade, Dialogismo, Linguagem, Ensino

Resumo

Mesmo diante das inovações advindas da contemporaneidade, ainda há muito o que avançar para alcançar uma educação pautada na universalidade, no debate socioideológico, no pluralismo de ideias e na complexidade do pensamento humano. Dessa feita, o presente trabalho tem por objetivo refletir como as contribuições teóricas aqui apresentadas podem subsidiar o fazer pedagógico do professor, ao conceber a linguagem como processo de interação social, conforme defende o Círculo de Bakhtin. Para tanto, é feita uma revisão bibliográfica das discussões de Nicolescu (2000), o qual discute o princípio da transdisciplinaridade, das reflexões de Morin (2010), quanto à teoria da complexidade e dos saberes necessários à educação do futuro, além das questões voltadas à teoria dialógica da linguagem proposta pelo Círculo Bakhtin (1988 [1975]; Volóchinov, 2013 [1930]; Medviédev, 2019 [1928]), de modo a correlacionar essas teorias à ação docente na educação básica. Em síntese, acredita-se que as discussões trazidas neste artigo poderão auxiliar o professor de Língua Portuguesa, a enfrentar os desafios impostos pela Educação do século XXI, além de contribuir para a ampliação da consciência socioideológica dos professores e professoras.

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Biografia do Autor

André Felipe Pereira de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

É doutorando em Linguística Pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Araguaína-TO, Brasil. Mestre em Letras pela Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É professor do quadro efetivo da Secretária de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

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Publicado em

30 de dezembro de 2023

Como Citar

SOUZA, . A. F. P. de. Transdisciplinaridade e Dialogismo como fundamentos na ação docente: uma proposta para aula de leitura. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 11–31, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10436205. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/569. Acesso em: 18 maio. 2024.

Seção

Artigos de temas livres