Carnavalização na adaptação fílmica Alice no país das maravilhas de Tim Burton

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10439431
Palavras-chave: Adaptação fílmica, Alice no País da Maravilhas, Carnavalização

Resumo

A narrativa Alice no País das Maravilhas foi adaptada para o cinema em diferentes momentos do século XX e XXI, por diferentes diretores. Um dos mais recentes trabalhos de tradução desse enredo aconteceu em 2010, levado a cabo por Tim Burton, em que é possível visualizar traços carnavalescos no filme produzido. Em vista disso, analisaremos, neste trabalho, a adaptação fílmica de Alice no País das Maravilhas, do diretor citado, a fim de compreendermos a Carnavalização, nos termos bakhtiniana, desenvolvida na obra. A carnavalização é o evento em que a camada popular da sociedade tem a oportunidade de também participar dos processos socias privilegiados, desempenhados tradicionalmente por uma classe detentora do poder, como reis, rainhas, papas, príncipes etc. Eventos carnavalescos ocorrem por meio de uma inversão dos papeis sociais, ou polos, resultando no riso ou escárnio. Para tanto, utilizaremos como aporte teórico principal os trabalhos de Bakhtin (2005, 2008) sobre Carnavalização e Discini (2006). Analisamos cinco cenas do filme de Tim Burton, de 2010, a fim de compreendermos como a carnavalização acontece na narrativa cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Arruda Nazário da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Ismael Arruda Nazário da Silva é estudante de doutorado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e possui mestrado em Letras pela mesma universidade. É graduado em Língua inglesa e sua literatura, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e especialista em Teoria, Metodologia e Prática de Ensino, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tabuleiro do Norte (IFCE – 2023). Atualmente, é professor efetivo na rede pública de ensino do Estado do Ceará.

Charles Albuquerque Ponte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Charles Albuquerque Ponte possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1999), especialização em Conto de Língua Inglesa no Século XX pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (2011).

Referências

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

_________. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo/Brasília: HUCITEC, 2008.

BURGESS, Anthony. A Literatura Inglesa. 2. ed. Trad. Duda Machado. São Paulo: Ática, 2002.

DISCINI, N. Carnavalização. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: outros conceitos-chaves. São Paulo: Contexto, 2006.

EAGLETON, TERRY. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In: ______. (Org.). A banalização do insólito. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007. p. 11-17.

SACRAMENTO, Igor. Nos tempos de Dias Gomes: a trajetória de um intelectual comunista nas tramas comunicacionais. 2012. 511p. (Tese) Doutorado em Comunicação e Cultura – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SANTOS OLIVEIRA, Ana Maria Abrahão dos. Machado de Assis: uma releitura à luz da teoria da carnavalização, de bakhtin. REEL – Revista Eletrônica de Estudos Literários, Vitória, s. 1, a. 5, n. 5, 2009.

SILVA, Marisa Corrêa. Crítica Sociológica. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana. (orgs) Teoria Literária: Abordagens Históricas e Tendências Contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003.

Filmografia

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS. Direção de Tim Burton. Filme da Walt Disney Pictures. Estados Unidos: 2010. Califórnia: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2010. DVD. (1h e 48 min.), colorido.

Downloads

Publicado em

30 de dezembro de 2023

Como Citar

NAZARIO, I.; PONTE, C. A. . Carnavalização na adaptação fílmica Alice no país das maravilhas de Tim Burton . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 12, n. 3, p. 226–243, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10439431. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/849. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Artigos de temas livres