A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436681Resumo
Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, a imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges a partir das metafunções da Gramática do Design Visual. A pesquisa se originou na percepção de que para atingir os jovens nas redes sociais os professores precisam remodelar seu ethos - a imagem sociodiscursiva - para contribuir com o processo de divulgação do conhecimento em massa no Instagram - ou seja, para chegar a um grande público. Nosso objetivo geral foi analisar o ethos projetado pelo professor em postagens no Instagram e observar como ele contribui para a divulgação do conhecimento em língua portuguesa. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como CHARAUDEAU, Patrick (2016); GRÁCIO, Rui Alexandro. KRESS, G. VAN LEEUWEN (2006); Lévy (1999), MAINGUENEAU (2008). Por fim, concluímos que o professsor se faz das estratégias dos elementos semióticos para construção do seu discurso da persuasão nessa rede social, para projeção de um ethos divertido, brincalhão, descontraído, a fim de atrair o maior número de seguidores nas redes sociais.
Downloads
Referências
CARVALHO, Richarles Souza de; FREITAS, Beatris Pizzoni de. Análise de Discurso do ethos do professor no Facebook. II Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos (UNESC), 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia (Orgs.). As emoções no discurso. 1. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2010, vol. 2, p. 23-56.
CHARAUDEAU, Patrick. A argumentação em uma problemática da influência. ReVEL, edição especial vol. 14, n. 12, 2016.
GRÁCIO, Rui Alexandro. A argumentação na interação. Coimbra, Grácio Editor, 2016.
KNEBEL, Flávia Cristina Martins; HILDEBRAND, Hermes Renato. É proibido acessar as redes sociais? Uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa através das Redes Sociais no Ensino Fundamental. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas (TECCOGS) n. 7, 156 p, jan.-jun., 2013.
KRESS, G. VAN LEEUWEN. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-25.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, October 2001.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.