Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
Palavras-chave:
Multimodalidade, Cinema, Gestual, Foie de canard et cœur de femme, QuebecResumo
O presente artigo toma como objeto de análise o curta-metragem Foie de Canard et Coeur de Femme (2001), de Stéphane Lapointe, para verificar, a partir da perspectiva multimodal, a linguagem gestual explorada por seu diretor. Os gestos trabalhados nesse curta-metragem quebequense são repletos de significação, que nos permitem circular pelo universo dos elementos fílmicos, das expressões idiomáticas de língua francesa, da semiótica greimasiana, sem deixarmos de envolver o enredo e o papel da montagem fílmica em todos esses elementos. A multimodalidade, tema abordado com grande efervescência na atualidade, ganha cada vez mais força na área das Ciências Humanas e, por essa razão, fazer a leitura de um filme através dessa perspectiva, exige um filtro complexo, pois a sétima arte é essencialmente multimodal. Nessa análise, as novas tecnologias têm um papel fundamental, pois elas trouxeram não só essa nova perspectiva da multimodalidade como também um modo de leitura ao qual se deve atentar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-10-2023
Como Citar
CARVALHO, Mariane Alves de; GHIRARDI, Ana Luiza Ramazzina. Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 173–194, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1766. Acesso em: 5 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temas livres
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.





