A imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges em postagem no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10436681Abstract
Neste artigo, discutimos, como objeto de pesquisa, a imagem sociodiscursiva do professor Noslen Borges a partir das metafunções da Gramática do Design Visual. A pesquisa se originou na percepção de que para atingir os jovens nas redes sociais os professores precisam remodelar seu ethos - a imagem sociodiscursiva - para contribuir com o processo de divulgação do conhecimento em massa no Instagram - ou seja, para chegar a um grande público. Nosso objetivo geral foi analisar o ethos projetado pelo professor em postagens no Instagram e observar como ele contribui para a divulgação do conhecimento em língua portuguesa. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como CHARAUDEAU, Patrick (2016); GRÁCIO, Rui Alexandro. KRESS, G. VAN LEEUWEN (2006); Lévy (1999), MAINGUENEAU (2008). Por fim, concluímos que o professsor se faz das estratégias dos elementos semióticos para construção do seu discurso da persuasão nessa rede social, para projeção de um ethos divertido, brincalhão, descontraído, a fim de atrair o maior número de seguidores nas redes sociais.
Downloads
References
CARVALHO, Richarles Souza de; FREITAS, Beatris Pizzoni de. Análise de Discurso do ethos do professor no Facebook. II Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos (UNESC), 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia (Orgs.). As emoções no discurso. 1. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2010, vol. 2, p. 23-56.
CHARAUDEAU, Patrick. A argumentação em uma problemática da influência. ReVEL, edição especial vol. 14, n. 12, 2016.
GRÁCIO, Rui Alexandro. A argumentação na interação. Coimbra, Grácio Editor, 2016.
KNEBEL, Flávia Cristina Martins; HILDEBRAND, Hermes Renato. É proibido acessar as redes sociais? Uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa através das Redes Sociais no Ensino Fundamental. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas (TECCOGS) n. 7, 156 p, jan.-jun., 2013.
KRESS, G. VAN LEEUWEN. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-25.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n. 5, October 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Letras Raras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.