Cenografia e éthos em Antan d’enfance e Chemin-d’école de Patrick Chamoiseau

Scenography and ethos in Antan d'enfance and Chemin-d'école by Patrick Chamoiseau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16734559

Palavras-chave:

Cenografia; Éthos; Conto autobiográfico crioulo; Chamoiseau

Resumo

O presente artigo tem como objeto apresentar parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do doutorado. Trata da análise de duas das cinco características que fundamentam uma escrita crioula conforme os coautores Bernabé, Confiant e Chamoiseau no ensaio manifesto bilíngue intitulado Éloge de la Créolité: In Praise of Creoleness (Elogio da Crioulidade), publicado em 1989. Essas características são a escolha da fala e o enraizamento na oralidade. O corpus escolhido para a análise é constituído de duas obras autorreferenciais do escritor martinicano Patrick Chamoiseau intituladas, Une enfance créole I, Antan d’enfance (1990) e Une enfance créole II, Chemin-d’école (1996), ambas publicadas pela editora Gallimard. Buscou-se evidenciar através das estratégias usadas pelo autor para narrar a sua infância, qual foi a cenografia escolhido por ele, bem como o éthos discursivo das obras, isto é, a identidade encarnada pelo enunciador. A análise inscreveu-se no âmbito da análise do discurso literário conforme Maingueneau (2011,2018). Os resultados mostram que estamos em presença de duas obras que chamamos de contos autobiográficos crioulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annick BELROSE, UNIFAP

Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Unesp-FClar- Araraquara (2022). É titular de um Master 2 (Mestrado) em Ciências da Linguagem-Especialidade FLE pela Universidade Stendhal Grenoble 3 (França,2015) e de uma Maîtrise (Especialização) em Artes, Letras e Línguas pela mesma universidade (2013).Possui Especialização em Língua Francesa (2010) e Graduação em Letras-Tradutor Português-Francês pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2008). Atualmente é Professora adjunta no colegiado de Letras Português eFrancês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Marco Zero. Atua principalmente nas seguintes áreas: Ensino-aprendizagem do FLE; Ensino-aprendizagem de literaturas francófonas. Pesquisa as escritas de si em língua francesa de autores do Caribe e da Guiana Francesa. É lider do grupo de pesquisa em Escritas de Si em Língua Francesa (ESILF).

Referências

BERNABÉ, J; CHAMOISEAU, P; CONFIANT, R. Éloge de la Créolité-In Praise of Creoleness. Paris: Gallimard, 1993.

CHALI, J. G. Le conte créole: langue, langage et signes. Éléments pour une ethnogenèse. In: BARNABE, J; CONSTANT, R; BONNIOL, J. L; L’ÉTANG, G. Au visiteur lumineux. Des îles créoles aux sociétés plurielles. Mélenges offerts à Jean Benoist. Petit-bourg: Ibis Rouge, 2000.

CHALI, J. G. Contes créoles et subversion du discours littéraire. Africultures, v.99-100, n.3, 2014, p.392-399. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-africultures-2014-3-page-392.htm. Acesso em: 03 mar. 2020.

CHAMOISEAU, P. Une enfance Créole I-Antan d’enfance. Paris: Gallimard, 1996 a.

CHAMOISEAU, P. Une enfance Créole II-Chemin d’école. Paris: Gallimard, 1996 b.

CHAMOISEAU, P. Que faire de la parole? Dans la tracée mystérieuse de l’oral à l’écrit. In: LUDWIG, R. Écrire la «parole de nuit», La nouvelle littérature antillaise. Paris: Gallimard, 1994.

CHAMOISEAU, P; CONFIANT, R. Lettres créoles: Tracées antillaises et continentales de la littérature 1635-1975. Paris: Hatier, 1991.

CORINUS, V. Les contes créoles: États des lieux. In: MAGDELAINE-ANDRIANJAFITRIMO, V; MARIMOUTOU, C (Org.). Contes et Romans-Univers créoles 4. Paris: Anthropos-Economica, 2004. p.45-75.

EDWARDS, C. L’authenticité tant anticipée: le conte antillais à la scène chez Ina Césaire et Maryse Condé. In: VÉTÉ-CONGOLO, H (Org.), Le conte d'hier aujourd'hui: Oralité et Modernité. Belgique: L'Harmattan, 2014. p. 213-238.

GENETTE, G. Figuras III. Tradução Ana Alencar. 1ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

GLISSANT, E. Le chaos monde, l’oral et l’écrit. In: LUDWIG, R. Écrire la «parole de nuit», La nouvelle littérature antillaise. Paris: Gallimard, 1994, p.111-129.

GLISSANT, E. Le Discours Antillais. Paris: Gallimard, Folio Essais, 1997.

GRUTMAN, R. La textualisation de la diglossie dans les littératures francofones. In: MORENCY, J; DESTREMPES, H; MERKLE, D; PÂQUET, M (Org.). Des cultures en contact: visions de l’Amérique du Nord francophone. Québec: Nota Bene, 2005, p.201-222. Disponível em: http://www.academia.edu/1074075/. Acesso em: 24 fev. 2019.

GUSDORF, G. Conditions and Limits of Autobiography. In: OLNEY, J. Aubobiography-Essays Theoretical and Critical. New Jersey: Princeton University Press, 1980, p.28-48.

HUSTON, N. A espécie fabuladora. Um breve estudo sobre a humanidade.Tradução Ilana Heineberg. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.

LEJEUNE, P. Le pacte autobiographique, nouvelle édition augmentée. Paris: Seuil, 1996.

LEJEUNE, P. Je est un autre. L’Autobiographie de la littérature aux médias. Paris. Seuil, 1980.

MAINGUENEAU, D. Linguistique, Littérature, Discours Littéraire. Le français d’aujourd’hui, v. 175, n. 4, 2011, p. 75-82. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-le-francais-aujourd-hui-2011-4-page-75.htm. Acesso em: 24 jun. 2021.

MAINGUENEAU, D. Discurso literário. Tradutor Adail Sobral. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MOURA, J. M. Littératures Francophones et théorie postcoloniale. 2. ed Paris: PUF/Quadrige Manuel, 2013.

PRUDENT, L. F. Diglossie et interlecte. Langages, 15ᵉ année, n.61, 1981, p. 13-38. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/lgge_0458-726x_1981_num_15_61_1866. Acesso em: 12 mai. 2018.

SANKARA, E. Postcolonial Francophone Autobiographies: From Africa to the Antilles. Charlottesville/London: University of Virginia Press, 2011.

TOUMSON, R. Les littératures caribéennes francophones. Problèmes et perspectives. In: Cahiers de l'Association internationale des études francaises, 2003, n°55. pp. 103-121; doi : https://doi.org/10.3406/caief.2003.1488.Disponível em : https://www.persee.fr/doc/caief_0571-5865_2003_num_55_1_1488. Acesso 07/11/2023.

VITOUX, P. Notes sur la focalisation dans le roman autobiographique. Études littéraires, v.17, n.2,1984, p.261-272. Disponível em: https://doi.org/10.7202/500646ar. Acesso em: 19 jul. 2021.

Downloads

Publicado

03-08-2025

Como Citar

BELROSE, Annick. Cenografia e éthos em Antan d’enfance e Chemin-d’école de Patrick Chamoiseau: Scenography and ethos in Antan d’enfance and Chemin-d’école by Patrick Chamoiseau. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 1, p. e6351, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.16734559. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6351. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.